VEIAS SOLEARES E SUA RELAÇÃO COM A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA
Resumo
Introdução: A trombose venosa profunda (TVP) pode ser assintomática em 50% dos pacientes, os quais só serão diagnosticados após sofrerem tromboembolismo pulmonar (TEV). Idade avançada, imobilização, cirurgias, câncer e obesidade são alguns fatores de risco que predispõe essa patologia. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), entre janeiro de 2008 e agosto de 2010, o custo total das internações por TVP foi de aproximadamente R$ 47 milhões de reais. Deste total, cerca de R$ 7 milhões foram destinados a região Nordeste para o atendimento de 9803 pacientes diagnosticados com TVP. As veias soleares são o local mais frequente de TVP nos membros inferiores. Contudo, apesar da onerosidade ao SUS e a importância epidemiológica de 180 mil novos casos de TVP por ano no Brasil, esses vasos são subrepresentados nos livros anatômicos atuais e nas aulas teóricas e práticas dos Cursos de Medicina. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo descrever a localização das veias soleares presentes no compartimento muscular posterior da perna de um cadáver formolizado. Metodologia: Realizou-se a dissecação das pernas de um cadáver do sexo feminino, 52 anos de idade proveniente do Laboratório de Anatomia Humana da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral. Resultados e Discussões: Foram identificadas três veias soleares emergindo das extremidades mediais e laterais dos músculos sóleos direito e esquerdo. Similarmente, Sequeira et al., descreveram a presença de ±7,2 veias por perna em peças cadavéricas formolizadas e ±46,8 veias em dissecações a fresco. Mayall et al., encontraram os supracitados vasos variando de 4 a 19 por perna. Conclusão: O conhecimento da função, sintopia e importância clínica das veias soleares são fundamentais para o diagnóstico e tratamento precoce da TVP de membros inferiores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Carolina Duarte Rossi, A., Medeiros Mendes, Felipe Salim Habib Buhamara Alves Nasser Gurjão, Daniel Hardy Melo, Eladio Pessoa de Andrade Filho, D., & Carvalho, C. da S. (2021). VEIAS SOLEARES E SUA RELAÇÃO COM A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 427. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79798
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.