Alterações do comprimento real do conduto durante o preparo mecanizado em função de diferentes sistemas de instrumentação.
Abstract
A maior finalidade do tratamento endodôntico é promover a limpeza e modelagem dos canais radiculares, mas para isso é necessário uma série de procedimentos que podem acarretar em alterações estruturais significativas da anatomia dental, principalmente quando se diz respeito ao comprimento real dos condutos (CRC). Esse estudo tem como objetivo analisar quais alterações que podem ocorrer no CRC durante o tratamento endodôntico utilizando instrumentação mecânica com diferentes magnitudes de alargamento. Após o acesso coronário, 60 canais mesiais de molares inferiores foram randomicamente divididos em 3 grupos experimentais de acordo com o sistema a ser utilizado: Hyflex EDM (HF; #25/.12, #10/.05 e #25/~), Reciproc Blue (RB; R25) e Mtwo (M2; #10/.04, #15/.05, #20/.06 e #25/.06). Empregou-se o CRC como limite apical e a solução irrigadora de escolha foi hipoclorito de sódio a 2,5%. Foram realizadas medições do comprimento real do conduto em 3 momentos do preparo: imediatamente após o acesso (CRC1), após o preparo cervical (CRC2) e tão logo concluído o preparo (CRC3). Um examinador cego avaliou o CRC com o auxílio de um microscópio (16x) posicionando a lima endodôntica na referência coronariana. Considerou-se como variação a diferença entre os CRCs determinados (CRC1 - CRC2), (CRC2 - CRC3) e (CRC1 - CRC3) de forma a representar a diferença entre cada etapa do preparo mecânico. Os sistemas mecanizados utilizados proporcionaram redução dos CRCs na ordem de 0,65 mm (HF), 0,61 mm (RB) e 0,48 mm (M2); não foram identificadas diferenças significantes entre os grupos (P > 0,05). Portanto, pode-se afirmar que, independente do sistema empregado e dos diferentes padrões de alargamento cervical, todos proporcionaram redução do CRC durante as fases do preparo e isso revela a importância da checagem frequente da odontometria antes da etapa de obturação do sistema de canais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Maria Barbosa de Souza, L., Débora Soares de Vasconcelos, Alrieta Henrique Teixeira, Bruno Carvalho de Sousa, A., & Carvalho de Vasconcelos, B. (2021). Alterações do comprimento real do conduto durante o preparo mecanizado em função de diferentes sistemas de instrumentação. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 507. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79878
Issue
Section
XXXIX Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.