Dispositivo inteligente não invasivo para monitoramento do consumo de energia elétrica em residências.
Abstract
Nos últimos anos o Brasil passou por crises hídricas severas que comprometeram a geração de energia por meio das usinas hidroelétricas. Nessas circunstâncias, faz-se necessário o acionamento de geradores de usinas termoelétricas para suprir a demanda que, além de ter maior custo por Kilowatt-hora, são sabidamente mais poluentes. Neste cenário é de suma importância prover soluções tecnológicas que possibilitem controlar a demanda por energia nos locais aonde o consumo ocorre, para que não seja necessário lançar mão de fontes de geração poluentes. Este trabalho propõe como solução tecnológica um disposistivo não invasivo capaz de monitorar o consumo residencial de energia elétrica. Esse consiste em uma tomada inteligente que monitora tanto a tensão da rede elétrica como a corrente consumida por equipamentos a ela conectados. Dentro do conceito de internet das coisas (IoT), que possibilita a conectividade e a troca de mensagens entre diferentes tipos de dispositivos, a tomada inteligente disponibiliza os dados do monitoramento de consumo ao consumidor . Este último acessa as informações pela rede sem fio, seja pelo celular, tablet ou computador. A partir de uma interface web, o consumidor poderá: a) monitorar cada circuito e equipamento individualmente, recebendo alarmes em caso de desvios do padrão de consumo usual, b) estabelecer metas de consumo, recebendo alarmes quando tais metas forem excedidas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Lasso, L. de A., & Marques Simoes de Souza, M. (2021). Dispositivo inteligente não invasivo para monitoramento do consumo de energia elétrica em residências. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 526. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79897
Issue
Section
XXXIX Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.