Dispotivo óptico programável
Resumo
O desenvolvimento de fibras de cristal fotônico e a exploração da sua grande variedade de aplicações possíveis têm atraído enorme interesse. Por exemplo, podemos mencionar a necessidade do aumento da capacidade dos canais de comunicação. Por volta dos anos 2000, o tráfego da Internet aproximadamente dobrava a cada ano. Hoje, o surgimento de novos serviços, tais como Virtual Private Network (VPN), realidade virtual/aumentada, bem como novas tecnologias, como 8k, estão impulsionando a demanda futura por largura de banda. Dentre as soluções para atender essa demanda, a Fibra de Cristal Fotônico (PCF) possui uma grande quantidade de propriedades que favorecem a sua aplicação, tais como as baixas perdas de transmissão de sinais, controle de dispersão, operação monomodo infinita, geração super contínua e transmissão de sóliton de banda ultralarga. O grande potencial das PCF's para expansão da capacidade dos canais de comunicação também motiva as buscas pelo processamento óptico dentro da própria fibra, dado que soluções de processamento serão necessárias nós das redes ópticas. De forma mais especifica, o processamento lógico de pulsos de luz ultra-rápidos, sem conversão eletro-óptica, é atraente para as aplicações em rede porque a velocidade de comutação das portas lógicas com base em semicondutores é limitada pela junção pn e pela capacitâncias de interligação, enquanto que a velocidade de comutação em portas lógicas totalmente ópticas é limitada apenas pela velocidade da luz que passa por elas. Este artigo apresenta a aquisição de uma porta lógica configurável de multi-funções a partir do design de uma PCF de três núcleos. De forma mais específica, o dispositivo obtido é capaz de habilitar as operações lógicas OR e AND no núcleo 1, onde um sinal de controle ($CS$) aciona a função OR quando $CS = 0$, e a função AND quando quando $CS = 1$.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Prado Junior, V. da P., & Cláudio do Nascimento, J. (2021). Dispotivo óptico programável. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 527. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79898
Edição
Seção
XXXIX Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.