Trabalho docente e expansão universitária: Um estudo de caso

Autores

  • Antonio Renan Santana
  • Lorena Aélio de Melo, Esthela Sá Cunha, Hellyne Maria Teles Aguiar
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

As reformas neoliberais repercutiram no setor educacional e promoveram transformações no ensino superior. Diversas universidades públicas aderiram a programas de expansão. O objetivo deste trabalho é descrever uma pesquisa que buscou compreender o ofício e atividade de professores de uma universidade pública que atuavam em um campus que se estruturou a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Para tanto, foram realizadas entrevistas utilizando imagens mediadoras que representavam elementos do contexto laboral. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo construtivo-interpretativa. Dentre os resultados, os docentes indicaram que a rotina de trabalho era marcada por uma diversidade de atribuições que extrapolavam o ambiente da sala de aula. As atividades de ensino, pesquisa e extensão, que envolviam: preparar e ministrar aulas, coordenar grupos de pesquisa, ir a campo para coletar dados, realizar intervenções e produzir artigos, além da coordenação de cursos de graduação, pós-graduação e de clínicas-escola, foram apontados como causadores desse fenômeno. Observou-se, além do excesso de trabalho, a invasão do tempo livre e do ambiente doméstico por atividades da universidade. Além disso, uma das participantes relatou sobre as condições de trabalho e a precarização estrutural como elemento marcante. Sobre isto, apontou a importância do REUNI para a descentralização do ensino superior. No entanto, sinalizou fragilidades em relação a sua execução. Nesse sentido, todos os entrevistados se mostraram insatisfeitos com as condições de trabalho e um deles indicou a necessidade da ação reivindicatória para a conquista de melhorias. Ademais, esta investigação possibilitou compreender as repercussões da expansão universitária, tratando o contexto de trabalho de maneira ampla e considerando vários aspectos do fazer docente. Agradeço à UFC pela concessão da bolsa remunerada de iniciação científica.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Renan Santana, A., Aélio de Melo, Esthela Sá Cunha, Hellyne Maria Teles Aguiar, L., & Pablo Huascar Aragão Pinheiro, F. (2021). Trabalho docente e expansão universitária: Um estudo de caso. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 572. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79944

Edição

Seção

XXXIX Encontro de Iniciação Científica