ANÁLISE MICROBIOLÓGICAS DE ALIMENTOS PRODUZIDOS POR UM BUFFET DA CIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE QUALIDADE
Resumo
Os Buffets são serviços de alimentação que visa promover eventos e servir alimentos prontos para um grande número de pessoas. Os alimentos preparados por estes estabelecimentos devem garantir a segurança microbiológica no consumo, principalmente se forem servidos longe do local onde foram preparados, sendo transportados respeitando o binômio tempo/temperatura, conforme recomendações da RDC nº 216/ 2004. A RDC n°724/2022 estabelece os padrões microbiológicos dos alimentos a fim de prevenir os consumidores de possíveis infecções, intoxicações e toxinfecções alimentares e assegurar aos serviços de alimentação o controle de qualidade das preparações elaboradas. O presente trabalho irá analisar três alimentos prontos e a potabilidade da água de um Serviço de Buffet, localizado na cidade de Fortaleza-CE. O referido estabelecimento é um empreendimento social que realiza eventos do tipo móvel e que visa proporcionar oportunidades para mulheres do Grande Bom Jardim, sendo ainda uma iniciativa educacional. Os alimentos selecionados para serem analisados microbiologicamente são: salgado de forno com recheio de frango, carne moída cozida e molho à bolonhesa. Após o preparo, será coletada uma amostra de 250g de cada alimento e mantidos em condição de congelamento. As análises serão realizadas no Laboratório Didático de Microbiologia de Alimentos, da Universidade Federal do Ceará e os principais microrganismos analisados serão a Salmonella sp, Escherichia. coli, Staphylococcus aureus, bolores e leveduras, coliformes termotolerantes e totais, conforme orientação técnica da Instrução Normativa nº 161 / 2022. Portanto, este trabalho está em fase de execução e espera-se que os resultados sejam dentro do limite aceitável conforme legislação vigente e que revele a qualidade e segurança dos alimentos preparados pelo referido Buffet.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Silva, I. de O., Bezerra, L. da S., Maria de Souza Pinheiro, N., Maria Ramos da Silva Goiana, G., Martins de Sousa, N., & Costa, E. de A. (2022). ANÁLISE MICROBIOLÓGICAS DE ALIMENTOS PRODUZIDOS POR UM BUFFET DA CIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE QUALIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 889. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85642
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.