ATUAÇÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Thailanne Cardoso Soares
  • Victória Lohreine de Carvalho Grangense
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

INTRODUÇÃO: Compreende-se por segurança do paciente a atenuação do risco de dano que está associado à assistência em saúde. O enfermeiro se destaca como profissional na gestão dos serviços e do cuidado prestados ao paciente, estando a frente da implementação de boas práticas no contexto hospitalar, a fim de garantir a segurança do paciente. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante atividades de uma bolsa de iniciação acadêmica em unidades de gestão da qualidade e segurança do paciente em um complexo hospitalar universitário. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre as atividades de extensão realizadas em quatro unidades de um complexo hospitalar universitário em Fortaleza, Ceará, no período de Maio a Setembro de 2022. Participaram da ação duas bolsistas de iniciação acadêmica, gestores das unidades de gestão da qualidade e segurança do paciente e a coordenadora do projeto de extensão “NUGESC EM AÇÃO NO CONTEXTO HOSPITALAR”, vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, cuja área de ensino, pesquisa e extensão é a Gestão e o Cuidado em Saúde. RESULTADOS: As atividades contaram com a elaboração de protocolos, listas de verificação, vídeo e quiz acerca de conteúdos envolvendo a segurança do paciente, os quais serão usados em ações de educação permanente diretamente na prática com os profissionais da assistência. A extensão demonstrou-se como uma estratégia efetiva no aprendizado das bolsistas sobre as temáticas que envolvem gestão e promoção da segurança do paciente, visto que estimulam o pensamento crítico, clínico e favorecem as competências gerenciais das bolsistas. CONCLUSÃO: As atividades instigaram o aprofundamento no assunto, favorecendo a melhoria no conhecimento e beneficiando a prática assistencial dos profissionais, tendo como foco a segurança do paciente.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica