BENEFÍCIOS DO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA PADRONIZAÇÃO DO SERVIÇO DE CONCILIAÇÃO MEDICAMENTOSA NO HUWC
Resumo
A conciliação medicamentosa consiste em um processo de obtenção dos medicamentos de uso contínuo domiciliar que o paciente utiliza e posterior comparação com a prescrição, visando realizar ajustes e a partir da análise de possíveis erros ou interação medicamentosa, evitar riscos à vida do paciente. Esse serviço farmacêutico desempenha papel fundamental no cuidado com o paciente desde a admissão até a alta hospitalar, proporcionando segurança nos diferentes níveis de assistência à saúde. Aspirando maior praticidade e segurança, implementou-se uma planilha no programa Microsoft Excel com as informações mais pertinentes como os medicamentos que o paciente usa continuamente, conferência de discrepância na prescrição hospitalar e possíveis reações adversas a medicamentos ou alergias não medicamentosas. Essas informações foram obtidas através de entrevistas aos pacientes internados nas clínicas médicas (2A e 2B) e clínicas cirúrgicas (P1 e P2) do Hospital Universitário Walter Cantídio. A utilização da nova ferramenta desenvolvida possibilitou uma melhor distribuição e detalhamento das informações dos pacientes, padronizando o serviço de conciliação medicamentosa, promovendo um controle interno acerca das condutas realizadas para cada paciente e com base nesse olhar individualizado o farmacêutico assegura a identificação e prevenção de erros de medicamentos. Nessa perspectiva, é perceptível os benefícios que essa ferramenta proporcionou a realização da conciliação medicamentosa no HUWC no que diz respeito a praticidade de visualização das informações com influência na precisão e padronização do serviço para rápida identificação de problemas e ajustes na prescrição do paciente, impactando positivamente no aperfeiçoamento da conduta farmacêutica.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.