DESIGN EMOCIONAL NA CONCEPÇÃO DO SITE COGNOSIS COMO MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL
Resumen
Os sites conseguem deter em si diversas mídias e documentos trazendo várias possibilidades visuais. Podem possuir finalidades educativas para ampliar possibilidades abrigando não somente de mídias, mas também e outros softwares educacionais e espaços de interação que podem se adequar à diversos objetivos educacionais. Todavia, um site educacional precisa ter requisitos não somente pedagógicos, mas também de design da interface e arquitetura da informação para agrupar informações de forma criativa e que possam favorecer o despertar da autonomia e curiosidade na aprendizagem de novos conceitos. A dimensão descrita na literatura sobre a relação do usuário (discente) com as interfaces é o Design Emocional, no qual preocupa-se com o desenvolvimento de experiências satisfatórias, gerando a emoção desejada, alinhada aos objetivos pedagógicos. Nesse contexto, monitores da disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais desenvolveram o site Cognosis (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis20222) como solução para transposição digital de uma jornada ficcional para abordar as teorias da cognição (Behaviorismo, Gestalt e Sociocultural). Foi realizado um estudo de observação da correlação do nível reflexivo do Design Emocional descrito por Donald A. Norman com as interfaces do site Cognosis a fim de demonstrar a importância desse para o desenvolvimento de um Material Educacional Digital. Observou-se que os elementos de design constitutivos do site (cor, tipografia, imagens e mídias), bem como os textos, foram projetados a fim de gerar relações de identificação e, por vezes, afetivas com discente. O site suscita, assim, abordagem do conteúdo nas práticas cotidianas e corrobora na compreensão dos conceitos das teorias da cognição. Agradecemos o apoio dos professores e ao programa de bolsa de iniciação científica da PRPPG-UFC.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.