DESIGN EMOCIONAL NA CONCEPÇÃO DO SITE COGNOSIS COMO MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL

Autores/as

  • Larissa Ferreira Cavalcante
  • Jose Aires de Castro Filho
  • Raquel Santiago Freire

Resumen

Os sites conseguem deter em si diversas mídias e documentos trazendo várias possibilidades visuais. Podem possuir finalidades educativas para ampliar possibilidades abrigando não somente de mídias, mas também e outros softwares educacionais e espaços de interação que podem se adequar à diversos objetivos educacionais. Todavia, um site educacional precisa ter requisitos não somente pedagógicos, mas também de design da interface e arquitetura da informação para agrupar informações de forma criativa e que possam favorecer o despertar da autonomia e curiosidade na aprendizagem de novos conceitos. A dimensão descrita na literatura sobre a relação do usuário (discente) com as interfaces é o Design Emocional, no qual preocupa-se com o desenvolvimento de experiências satisfatórias, gerando a emoção desejada, alinhada aos objetivos pedagógicos. Nesse contexto, monitores da disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais desenvolveram o site Cognosis (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis20222) como solução para transposição digital de uma jornada ficcional para abordar as teorias da cognição (Behaviorismo, Gestalt e Sociocultural). Foi realizado um estudo de observação da correlação do nível reflexivo do Design Emocional descrito por Donald A. Norman com as interfaces do site Cognosis a fim de demonstrar a importância desse para o desenvolvimento de um Material Educacional Digital. Observou-se que os elementos de design constitutivos do site (cor, tipografia, imagens e mídias), bem como os textos, foram projetados a fim de gerar relações de identificação e, por vezes, afetivas com discente. O site suscita, assim, abordagem do conteúdo nas práticas cotidianas e corrobora na compreensão dos conceitos das teorias da cognição. Agradecemos o apoio dos professores e ao programa de bolsa de iniciação científica da PRPPG-UFC.

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Publicado

2022-01-01

Número

Sección

VII Encontro de Iniciação Acadêmica