ELABORAÇÃO DE INFOGRÁFICO EDUCACIONAL SOBRE EXPANSÃO E CONTRAÇÃO DO SOLO

Autores

  • Livia da Silva Oliveira
  • Ricardo Espíndola Romero
  • Raul Shiso Toma

Resumo

O solo é composto de minerais e matéria orgânica. A fração mineral dos solos é constituída de diversos minerais, sendo alguns herdados do material de origem do solo, e outros formados no próprio solo durante sua gênese. Alguns minerais do solo possuem o mesmo volume, quando secos ou úmidos, estes minerais são denominados não expansivos. Enquanto isso, os minerais expansivos apresentam diferença de volume em função da umidade. O objetivo desse trabalho foi elaborar um infográfico educacional em formato digital para estudantes a respeito da expansão e contração que alguns solos apresentam, de maneira simples para pessoas que ainda não obtiveram contato com a temática. Para sua elaboração, foram realizadas pesquisas bibliográficas em sites e livros da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. A idealização do “Post” se tornou possível com uso de ferramenta gratuita de design gráfico online, Canva. Este material foi produzido para publicação no Instagram do grupo Solo na Escola UFC (@solonaescolaufc) como informativo de primeiro contato ao público. Com a criação do infográfico educacional, tornou possível o aprendizado e explanação a respeito do comportamento do solo de forma, acessível e didática para os contribuintes do trabalho e importante na popularização da ciência do solo. Com base no “post”, deduz-se que é possível alcançar conhecimento sobre a expansão e contração do solo e que a aprendizagem sobre esse assunto pode ser feita de forma eficiente e com material de fácil acesso e compreensão, pois o material de forma digital também facilita o entendimento dos jovens e desperta curiosidade sobre o assunto.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Oliveira, L. da S., Espíndola Romero, R., & Shiso Toma, R. (2022). ELABORAÇÃO DE INFOGRÁFICO EDUCACIONAL SOBRE EXPANSÃO E CONTRAÇÃO DO SOLO. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 973. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85728

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica