ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DE PERFIS DO INSTAGRAM: A DEFICIÊNCIA NO ENSINO E A INSUFICIÊNCIA NA APRENDIZAGEM
Resumo
Com o processo de globalização, o avanço tecnológico atinge os diversos âmbitos da sociedade, inclusive na educação. A aposta de investir na troca de uma sala de aula por uma tela, a necessidade do ser humano por ações imediatas por esse motivo a demanda por aulas curtas está em crescente procura. Deste modo, e com a promessa de orientar na aprendizagem de idiomas que perfis do Instagram se popularizam, com o compromisso de oferecer uma aprendizagem prática, dinâmica e gratuita, de maneira simples, e eficaz, entretanto, o ensinamento e aprendizagem não apresentam os resultados esperados. O estudo em questão é elaborado como uma ação do projeto Aprender Línguas Estrangeiras por meio de Novas Mídias amparado pelo Edital N° 04/2022 - Projetos de Iniciação Acadêmica - 2022 UFC Integra. Assim sendo, essa investigação tem como objetivo analisar perfis do Instagram que procuram ensinar língua espanhola para brasileiros. Para alcançar os objetivos, a metodologia deste estudo foi dividida em três importantes fases: levantamento de dados, delimitação de categorias e análise dos dados. De acordo com os dados analisados os resultados mostram que o público mais atingido pelo conteúdo rápido dos perfis de ensino do Instagram é de jovens, a exposição do conteúdo apresentado é em sua maioria muito rasa. Outra problemática nesta modalidade de ensino é a grande limitação de conhecimento do aprendiz. Além disso, pode-se observar que não há uma progressão real de conteúdos nos posts, ou seja, também não há um planejamento elaborado para desenvolver uma aprendizagem eficaz do seguidor que está procurando aprender a língua. Por fim, este estudo possibilita concluir que o ensino virtual da língua espanhola por meio do Instagram é uma opção, porém quem optar por essa modalidade não terá o mesmo resultado que obteria se optasse por outros meios. Os objetivos não serão alcançados se os seguidores acompanharem somente as postagens dos perfis e não pagarem por conteúdos vendidos pelos perfis.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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