FUNDAMENTOS DE SAÚDE ÚNICA APLICADOS A UM BIOTÉRIO: A INTER- RELAÇÃO ENTRE SAÚDE ANIMAL, HUMANA E AMBIENTAL NA EXPERIMENTAÇÃO COM BIOMODELOS ANIMAIS.
Resumo
A definição de Saúde Única refere-se à relação entre a saúde humana, animal e ambiental. Nesta seara, destaca-se a interação transdisciplinar para resolução de questões. Em biotérios, enquanto local onde são criados ou mantidos animais a serem usados em ensino, ou pesquisa científica, as diretrizes que definem a Saúde Única pode ser aplicadas. Assim, objetivou-se compreender a correlação entre os fundamentos básicos da Saúde Única aplicáveis a uma instalação de experimentação animal em uma universidade pública. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema e, posteriormente, um estudo descritivo da realidade do setor aplicáveis à Saúde Única, ao passo que se comprovou a presença de pesquisadores e técnicos com as mais variadas formações no campo das ciências biomédicas, fornecendo um caráter multidisciplinar ao contexto. No que se refere à saúde humana, destaca-se a importância do tema na prevenção de riscos ergonômicos, físicos, químicos e biológicos, por exemplo, no contato com sangue, outros fluidos orgânicos, patógenos e na prevenção de doenças ocupacionais. No que concerne à saúde animal dos biomodelos mantidos no setor, há uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) institucional que, balizada pelas normativas editada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), estabelece limites ao uso dos animais e assegura o seu bem-estar físico e psicológico. Em relação à saúde ambiental, tem-se atenção às questões de biossegurança, tais como o acondicionamento e descarte correto de material biológico, perfuro cortantes e maravalha contaminada. Ademais, destaca-se, neste âmbito, a correta aplicação de sanitizantes e do monitoramento microbiológico nos macro e microambientes, visando, sobretudo, a proteção ambiental. Assim, evidenciou-se um forte vínculo entre a saúde do homem, animal e ambiental como um todo indissociável no biotério de experimentação quando analisado sob a ótica da Saúde Única.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.