LEVANTAMENTO DE DADOS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA
Resumo
A coleta de dados é um processo utilizado para captar informações geradas pelas pessoas e que servirão de insumos para planejar estratégias. A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é um projeto educacional que tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os à curiosidade científica, bem como, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades. Neste âmbito, é imprescindível a utilização da análise de dados que tange a Olimpíada, já que a análise dos dados permite, ao mesmo tempo, ter um panorama geral da Olimpíada e riqueza de detalhes em cada ponto da organização. A atividade foi realizada por meio de levantamento de dados quantitativos a partir dos arquivos referentes às edições anteriores da OBESQ. Os dados obtidos foram organizados em planilhas eletrônicas, onde foi possível plotar gráficos para facilitar a análise dos resultados. Levantamos diversos dados, como o número de candidatos, que permitiu visualizarmos a quantidade de inscritos ao decorrer dos anos, por exemplo, em 2018 tiveram 278 inscritos, já em 2019 foram 407 inscritos, após a pandemia houve uma queda no número de inscritos, em 2021 tiveram 255, e 2022 possuíam 253. Também levantamos o número de medalhistas por região, o percentual de participantes de cada gênero e até mesmo a proporção entre estudantes de Instituições públicas e particulares. A utilização das planilhas para a análise de dados se mostraram efetiva, pois possibilita um conhecimento maior e mais profundo do contexto interno, na parte de organização da olimpíada, e dos participantes. O material elaborado durante esse período de bolsa serviu para a contribuição na análise da OBESQ e na formulação de estratégias para aumentar a adesão de interessados nesse projeto.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.