LEVANTAMENTO DE DADOS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA

Autores

  • Maxwell Tavares Monte
  • Giosué de Sousa da Silva
  • Danilo Santos Silva
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Resumo

A coleta de dados é um processo utilizado para captar informações geradas pelas pessoas e que servirão de insumos para planejar estratégias. A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é um projeto educacional que tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os à curiosidade científica, bem como, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades. Neste âmbito, é imprescindível a utilização da análise de dados que tange a Olimpíada, já que a análise dos dados permite, ao mesmo tempo, ter um panorama geral da Olimpíada e riqueza de detalhes em cada ponto da organização. A atividade foi realizada por meio de levantamento de dados quantitativos a partir dos arquivos referentes às edições anteriores da OBESQ. Os dados obtidos foram organizados em planilhas eletrônicas, onde foi possível plotar gráficos para facilitar a análise dos resultados. Levantamos diversos dados, como o número de candidatos, que permitiu visualizarmos a quantidade de inscritos ao decorrer dos anos, por exemplo, em 2018 tiveram 278 inscritos, já em 2019 foram 407 inscritos, após a pandemia houve uma queda no número de inscritos, em 2021 tiveram 255, e 2022 possuíam 253. Também levantamos o número de medalhistas por região, o percentual de participantes de cada gênero e até mesmo a proporção entre estudantes de Instituições públicas e particulares. A utilização das planilhas para a análise de dados se mostraram efetiva, pois possibilita um conhecimento maior e mais profundo do contexto interno, na parte de organização da olimpíada, e dos participantes. O material elaborado durante esse período de bolsa serviu para a contribuição na análise da OBESQ e na formulação de estratégias para aumentar a adesão de interessados nesse projeto.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica