O GRETA COMO PONTE DE CONEXÕES E APOIO SOCIAL ENTRE OS ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFC E O ESTUDO
Abstract
O Grupo de Estudos de Métodos e Técnicas de Aprendizagem (GRETA) foi criado em 2020 com o objetivo de disseminar técnicas de aprendizagem mais efetivas e significativas entre os alunos, de modo a auxiliá-los no percurso estudantil e contribuir para obtenção de melhor desempenho escolar. Desde então, O GRETA tem trabalhado com o objetivo de ofertar conteúdos relativos aos métodos de estudo como forma de apoio à vida acadêmica dos participantes. Foram oito edições até 2021 e em 2022 o GRETA conduz duas novas turmas, apresentando temáticas atinentes à metacognição do ato de estudar, tais como O Método da Leitura e suas Técnicas. Os temas fazem a ligação entre várias áreas do conhecimento, denotando afinidade entre elas, bem como, aproximando alunos de diversos centros e faculdades permitindo perceber a interdisciplinaridade entre cursos distintos, contribuindo para o crescimento acadêmico do aluno, criação de laços, socialização e aproximação entre as unidades acadêmicas da UFC. Como acredita Florestam Fernandes, cientista social e professor da USP (1989, p.165), “a educação consiste em ato político, universal, sendo o acesso público e democrático” de total relevância para a formação do indivíduo tanto como aluno quanto na sua vida cotidiana. A ampliação das fronteiras da educação é necessária para o aprimoramento social de todos. Desse modo o GRETA faz ponte de apoio com as Ciências exatas, Ciências humanas e Ciências naturais, com intuito de tornar as vivências acadêmicas mais dinâmicas e de maneira a facilitar o convívio social dos estudantes universitários com a própria instituição de ensino. Florestam (1989) afirma que a universidade precisa abrigar o aluno de modo que se sinta inserido no projeto de ensino. O GRETA, dentro da Universidade é um grupo de estudos que aproxima os alunos, demostrando técnicas e soluções viáveis para capacitar os estudantes a apresentações de temas e de diálogos prazerosos dentro da vida acadêmica e pessoal do aluno.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.