O INGRESSO DO PROFESSOR NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM FORTALEZA
Resumo
O mercado de trabalho para o profissional de educação se diversificou nos mais variados campos de atuação, dentre eles, o de ensino de línguas estrangeiras. No âmbito das instituições públicas da capital cearense, em nível municipal, estadual e federal, a demanda aumenta progressivamente à medida que novas línguas são oferecidas ao público interessado em estudá-las. As línguas anteriormente menos procuradas, como por exemplo o japonês e o esperanto, veem sua situação mudar devido a novos acontecimentos culturais e pela facilidade na troca e difusão de informações e saberes, significando novas oportunidades para trabalho docente e eventual opção de ingresso. Tendo ciência do atual panorama que se forma, tanto o professor experiente quanto o recém-formado, precisam estar em sincronia com as mudanças exigidas nos critérios avaliativos, visando a conquista da vaga desejada e sua consequente e esperada admissão. A pesquisa objeto da discussão é desenvolvida como atividade do projeto O Mercado de Trabalho do Professor de Língua Estrangeira contemplado pelo Edital Nº 04/2022 – Projetos de Iniciação Acadêmica – 2022 UFC Integra. Para a concretização dos objetivos da pesquisa, ela foi guiada tendo em vista a coleta de dados por meio de portais governamentais e sites institucionais dos canais comunicativos indicados, assim como localização física das instituições de ensino referidas. Ademais, a descrição de cada processo seletivo, de cada instituição, e das avaliações que o profissional estará sujeito, igualmente foram contemplados na análise dos dados. O terceiro, e último objetivo da pesquisa, é de elucidar o professor de como se preparar para os critérios classificatórios dispostos nos editais. Os resultados preliminares obtidos englobam sistematicamente as informações relevantes pesquisadas, atingindo igualmente seu dever principal de familiarizar o profissional a atual situação do seu mercado de trabalho.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.