O PROJETO “TORNANDO VISÍVEL O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA FOTOGRAFIA” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PESSOAL.

Autores/as

  • Jessica Medeiros Farias
  • Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues

Resumen

O projeto Tornando Visível o Cotidiano da Educação Infantil por meio da Fotografia, inaugurado em abril de 2022, é desenvolvido por uma bolsista do curso de Ciências Contábeis sob coordenação de uma professora da UUNDC/UFC e tem por objetivo contribuir para que a fotografia seja incorporada às práticas pedagógicas da Educação Infantil em uma atitude de respeito às crianças. Dentre suas atividades estão: observar, de forma crítica e reflexiva, as crianças em seus cotidianos educativos e produzir registros fotográficos nas diferentes atividades das quais elas participam. É possível afirmar que o projeto oportunizou à bolsista a construção de novos conhecimentos, uma vez que a natureza das atividades desenvolvidas - situadas no campo da Pedagogia - é distinta da sua área de formação inicial. Um dos conhecimentos construídos foi a importância do acompanhamento contínuo e sistemático de cada criança para que seja possível o registro e a avaliação qualitativa dos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. Ao observar as fotografias de uma determinada criança, produzidas em diferentes datas, foi possível perceber os indícios de como ela aprende: se por meio da leitura, das brincadeiras ou por pequenas investigações, confirmando o potencial das fotografias como observáveis da documentação pedagógica (FOCHI, 2019). Também é válido destacar a contribuição do projeto para a formação pessoal, pois a convivência com diferentes sujeitos em uma instituição de Educação Infantil, possibilitou a percepção de que cada indivíduo, seja criança ou adulto, tem seu próprio tempo, modo de se relacionar e de aprender, portanto, cabe a nós como indivíduos de uma sociedade, entender e respeitar cada pessoa dentro da sua individualidade. Por fim, ressaltamos a relevância do desenvolvimento de projetos de iniciação acadêmica dadas as possibilidades de construção de conhecimentos acadêmicos e de habilidades pessoais e profissionais para os estudantes da graduação.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

VII Encontro de Iniciação Acadêmica