O PROJETO “TORNANDO VISÍVEL O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA FOTOGRAFIA” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PESSOAL.
Resumen
O projeto Tornando Visível o Cotidiano da Educação Infantil por meio da Fotografia, inaugurado em abril de 2022, é desenvolvido por uma bolsista do curso de Ciências Contábeis sob coordenação de uma professora da UUNDC/UFC e tem por objetivo contribuir para que a fotografia seja incorporada às práticas pedagógicas da Educação Infantil em uma atitude de respeito às crianças. Dentre suas atividades estão: observar, de forma crítica e reflexiva, as crianças em seus cotidianos educativos e produzir registros fotográficos nas diferentes atividades das quais elas participam. É possível afirmar que o projeto oportunizou à bolsista a construção de novos conhecimentos, uma vez que a natureza das atividades desenvolvidas - situadas no campo da Pedagogia - é distinta da sua área de formação inicial. Um dos conhecimentos construídos foi a importância do acompanhamento contínuo e sistemático de cada criança para que seja possível o registro e a avaliação qualitativa dos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. Ao observar as fotografias de uma determinada criança, produzidas em diferentes datas, foi possível perceber os indícios de como ela aprende: se por meio da leitura, das brincadeiras ou por pequenas investigações, confirmando o potencial das fotografias como observáveis da documentação pedagógica (FOCHI, 2019). Também é válido destacar a contribuição do projeto para a formação pessoal, pois a convivência com diferentes sujeitos em uma instituição de Educação Infantil, possibilitou a percepção de que cada indivíduo, seja criança ou adulto, tem seu próprio tempo, modo de se relacionar e de aprender, portanto, cabe a nós como indivíduos de uma sociedade, entender e respeitar cada pessoa dentro da sua individualidade. Por fim, ressaltamos a relevância do desenvolvimento de projetos de iniciação acadêmica dadas as possibilidades de construção de conhecimentos acadêmicos e de habilidades pessoais e profissionais para os estudantes da graduação.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.