O USO DE RECURSOS DIGITAIS PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

  • Kaua Dias de Castro Melo
  • Melissa Lemos Paiva
  • Vinícius Pessoa de Albuquerque
  • Maxwell Cruz Mesquita
  • Cristina Almeida Rocha Barreira

Resumo

O projeto de extensão “Trilha Ecológica do Estuário do Rio Pacoti”, como ação componente do Projeto de Educação Ambiental Marinha do Instituto de Ciências do Mar (PEAM/LABOMAR/UFC), realiza visitas guiadas à trilha ecológica demarcada ao longo da mata de tabuleiro, do manguezal e do apicum dentro da APA do rio Pacoti e na área do Centro de Estudo Aquáticos Costeiros (CEAC/LABOMAR/UFC), localizado às margens do Estuário do Rio Pacoti, no município do Eusébio. Com programas e roteiros de visitação diferenciados, vem oferecendo aos visitantes oportunidades de um contato direto com o ambiente natural, proporcionando um espaço não-formal para o aprendizado e à sensibilização para a necessidade de conservação dos ecossistemas costeiros. São público-alvo desta ação, crianças da pré-escola ao ensino médio da rede de ensino pública e particular da região metropolitana de Fortaleza e estudantes universitários e visitantes da sociedade em geral. A necessidade de isolamento durante a pandemia de Covid-19 e a intensificação do uso das redes sociais para o desenvolvimento de ações do projeto demandaram estratégias para o acesso às informações pelo público em geral. Considerando essa experiência no período pandêmico, no semestre de 2022.1, foi realizada a atualização e digitalização do material de apoio, antes disponível apenas como impressos. Dentre esses materiais estão mapas, folhetos, cartilhas de atividades e livretos informativos, todos elaborados considerando os ecossistemas e a fauna e a flora da área do projeto. A disponibilização desse material através das redes sociais do PEAM e do projeto da trilha, possibilitará o acesso mais rápido dos usuários e, no caso de professores, utilizá-lo mais facilmente com seus alunos, podendo fazer download gratuitamente. Espera-se assim também ampliar a divulgação do projeto e despertar o interesse em visitar da trilha presencialmente.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica