OLIMPÍADA CEARENSE DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: REDES SOCIAIS E DIVULGAÇÃO
Resumo
A Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) é um projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ceará, que possui o fito de incentivar graduandos cearenses a desenvolverem as habilidades na química e se associarem a atividades científicas e programas de pós-graduação. Visando ampliar a participação dos discentes mediante divulgação, pode-se utilizar as redes sociais como uma útil ferramenta para disseminação de informações e conhecimento pela sua tendência de captação e popularidade entre públicos diversos. O objetivo do trabalho é apresentar a experiência obtida através do uso do Instagram, tendo como estratégia a difusão de informações sobre a olimpíada e temas químicos, promovendo o aprendizado do público por meio da criação de cronograma de postagens para o perfil da @ocesq.quimica, que inclua temas com foco na área química, definidos a partir de um brainstorming, como também de publicações com informes acerca da OCESQ. As postagens dividem-se entre story e feed, postados cada um uma vez por semana em dias definidos. Estrategicamente, os stories possuem temas expostos em formatos dinâmicos: curiosidades e quiz. Assim, fazendo com que os usuários do aplicativo interajam com o story e aumente o engajamento do perfil. Ademais, publicações acerca de datas especiais na química, da olimpíada e conteúdos de domínio químico, abordados de maneira formal, são apresentados no feed. Obteve-se a média de 165 curtidas em postagens e alcance geral de 803 contas, havendo satisfatória abrangência de público. O alcance do perfil chegou em 52% de contas que não seguiam a página, ocasionando o aumento de 26 visualizadores com 1 postagem. Logo, o emprego de mídias sociais conseguiu aumentar o engajamento do projeto, possibilitando um alcance maior devido à praticidade de disseminação de informações no aplicativo. Para mais, através de publicações não contextualizadas com o evento, expandiu-se o uso da página, alcançando públicos variados.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.