PRÁTICAS EDITORIAIS NA REVISTA INFORMAÇÃO EM PAUTA: EDIÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
Resumo
O projeto “ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA DA REVISTA INFORMAÇÃO EM PAUTA” acontece no Departamento de Ciência da Informação (DCI). As atividades voltadas para a revista Informação em Pauta (IP) iniciaram-se com um treinamento editorial com os editores da revista e uma bibliotecária, secretária editorial da revista. No decorrer do projeto, foi feita a atualização dos metadados dos usuários e pareceristas da revista, bem como do fluxo dos artigos da mesma, desde a submissão até a publicação de textos. Como objetivo geral do projeto BIA, o projeto visa capacitar o bolsista, por meio do treinamento e da prática editorial no sistema de submissão de artigos científicos. Objetivos específicos: manter o fluxo e os metadados dos usuários e pareceristas da revista atualizados; atualizar e analisar a planilha com os dados da revista; acompanhar e assessorar o trâmite das submissões de artigos. A metodologia se dá a partir da análise do Sistema Editorial OJS; análise das submissões; acompanhamento das avaliações pelos pareceristas; os processos de aceitação ou rejeição de artigos; acompanhamento do fluxo da revista. Como resultados, realçamos os aprendizados acerca da edição de textos e do funcionamento de uma revista eletrônica; contribuição para a organização do sistema interno da revista, tanto nos metadados como na planilha; maior rapidez no fluxo de publicações da revista, contribuindo com a propagação do conhecimento dentro das comunidades científica e acadêmica. Entender como ocorre o processo de propagação do conhecimento científico foi de fundamental importância para compreender a complexidade de todo o campo no qual é produzido e reproduzido. Além de todos os conhecimentos técnicos apreendidos e/ou aperfeiçoados, tais como a editoração de textos, a padronização conforme as normas ABNT e a configuração de tabelas, foi possibilitada também uma percepção mais profunda da interação entre diferentes áreas do conhecimento.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.