TEATRO E MÚSICA - A INTEGRALIZAÇÃO DOS CURSOS ATRAVÉS DE UM DISPARAR DE IDEIAS
Resumo
O Ensino Coletivo de Cordas é separado em várias turmas, com diferentes idades e níveis. Buscamos com as práticas e técnicas do Teatro, de alongamento, aquecimento e respiração alcançar o relaxamento corporal, a fim de que os alunos não sentissem cansaço físico e cedessem a quaisquer desconforto na hora de tocar, ou sentissem dores após as aulas e ensaios. Os Alongamentos consistiam em: 1) Alongamento estático, ficar alguns segundos esticando os braços, melhorando também a flexibilidade. 2) Alongamentos específicos, como rodar a cintura, rodar os dedos das mãos. Diminuindo os riscos de lesões musculares. 3) Relaxar o corpo e melhorar a postura cervical, por cinco minutos antes de começar as aulas, em alusão, é como aquecer a voz antes de cantar. A fim de evitar a exaustão com o peso dos instrumentos e diminuir o risco de má projeção corporal ao tocar. 4) Breve momento de meditação e relaxamento também para ajudar na concentração, e no equilíbrio entre físico e mente. Estamos em pesquisa de elementos cênicos e coreográficos para apresentar uma performance com a Camerata de Cordas da UFC, em junção com o Teatro UFC. Iremos criar e dirigir algumas apresentações conjuntas, na Concha Acústica da UFC no final do semestre. O repertório visa a mistura de dança clássica com contemporânea, entre outras coletâneas de músicas. Para os jovens do Ensino Coletivo de Cordas da UFC, realizaremos ensaio de palhaçaria, com narizes e maquiagem artística voltada a palhaços coloridos, que irão interagir com o público na apresentação. Integralizar as áreas do Teatro e da Música, é de suma importância dentro do Instituto de Cultura e Arte, e será certamente algo inédito. Temos como objetivo revisitar mecanismos de aprendizado e contato, de Paulo Freire que estão presentes em ambos os cursos de licenciaturas e promovendo uma gradual melhora na relação entre o corpo docente e discente com todos os monitores bolsistas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.