TRAJETÓRIAS URBANO-INDUSTRIAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Yuri Ortega Lima Piragibe
  • Maria Eduarda Oliveira de Lima
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

No contexto maior do capitalismo financeiro, ocorreu o processo de reestruturação da economia mundial, sendo uma das consequências a descentralização industrial acompanhada da desconcentração espacial, o que afetou diretamente as indústrias cearenses. Por conta disso, observamos a importância de analisar os impactos trazidos pela implantação das indústrias na capital e nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com enfoque na pesquisa através de práticas pedagógicas. Desta forma, os principais objetivos desta pesquisa são: analisar as consequências socioespaciais da atividade industrial e difundir o conhecimento adquirido no espaço acadêmico, escolar e na sociedade. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em bibliotecas e em meios digitais, em busca de reunir referências para servirem de base para a análise. Após isso, iniciou-se o projeto de confecção de materiais didáticos para o uso nas oficinas que serão realizadas, assim como o planejamento destas atividades, que serão realizadas as oficinas em diferentes escolas da rede básica de ensino em Fortaleza e na Região Metropolitana, onde ocorrerão na perspectiva de desenvolver metodologias voltadas ao ensino do espaço urbano industrial, dada a importância de projetos de extensão como este que viabilizam ações na integração universidade e educação básica. Como resultado inicial, todo o referencial bibliográfico foi sistematizado para facilitar a organização e leitura da pesquisa. Além disso, as escolas selecionadas foram contatadas para agendar as ações de visita e intervenção. Esta pesquisa ainda está em andamento e toda a primeira etapa já desenvolvida tem sido subsídio ao desenvolvimento das etapas seguintes.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Ortega Lima Piragibe, Y., Eduarda Oliveira de Lima, M., & Maria Vieira Muniz, A. (2022). TRAJETÓRIAS URBANO-INDUSTRIAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1144. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85901

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica