A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS DIFERENCIADAS INDÍGENAS NO EMPODERAMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL
Resumo
A vigente pesquisa traz reflexões sobre a importância das escolas diferenciadas na luta dos povos indígenas para a reafirmação da sua identidade cultural em um panorama de repressão e violação dos seus direitos. A educação escolar diferenciada indígena, intercultural e bilíngue é trabalhada nas escolas em cima dos preceitos de uma educação que assegure uma fortificação e um seguimento dos saberes próprios de cada comunidade indígena, articulada à necessidade complementar com conhecimentos científicos e tecnológicos, a partir da vontade de cada povo. Essa possibilidade é importante, uma vez que com ela se possibilitaria que esses povos adquirissem e se apropriassem dos conhecimentos tecnológicos e científicos para resolver muitos problemas da vida nas aldeias, sem a necessidade de abdicarem de suas tradições, valores e conhecimentos tradicionais, que são perseguidos, negados e sonegados pela própria escola. Essa educação é alicerçada nos fundamentos, metodologias e princípios de transmissão, produção e reprodução dos saberes distintos socioculturais específicos de cada povo indígena. A realidade passa longe da efetivação dos direitos desses povos indígenas. A lei garante uma educação intercultural, e o governo, órgãos e instituições desvalidam todos os direitos dessas comunidades pelas brechas, fazendo com que muitos indivíduos abandonem suas raízes e saberes tradicionais para se adaptarem ao ensino regular, perdendo a consciência de sua identidade cultural. A organização educacional é de grande importância para o reconhecimento étnico e para o fortalecimento de muitas comunidades indígenas, como povos e como indígenas. Reconhecer a importância das escolas indígenas e seu poder transformador é dever de todo cidadão. Nesse sentido, essa forma de ensino passa a ser indispensável para resgatar memórias e reafirmar saberes ancestrais.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Maria Rodrigues dos Santos, N., Wanessa Ribeiro Braga, F., Kellen Jardim Lima, R., & Gerardo Vasconcelos, J. (2022). A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS DIFERENCIADAS INDÍGENAS NO EMPODERAMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1240. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85997
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.