A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA DO CAMPO DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO ARAÚJO BARROS, LAGOA DO MINEIRO
Resumo
A educação do campo surge em oposição ao modelo tradicional de educação na tentativa de estabelecer uma proposta de ensino para a população do campo. No Ceará existem 10 escolas do campo funcionado em assentamentos. A Escola de Ensino Médio do Campo Francisco Araújo Barros no assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema, é uma delas. O diferencial dessas escolas são as disciplinas que dialogam com a proposta pedagógica que resgata a identidade política, social, econômica e cultural das áreas de reforma agrária onde estão inseridas. A interdisciplinaridade consiste na intersecção entre duas ou mais áreas de conhecimento que permitem análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto. A partir disso, o objetivo do trabalho é mostrar a importância da interdisciplinaridade na formação do jovem e o seu impacto no âmbito socioambiental no assentamento. Como metodologia realizaram-se rodas de conversas com alunos e professores e um estudo do PPP – Projeto Político Pedagógico da escola. No PPP consta o Inventário da Realidade do assentamento, evidenciando gestão e organização; fontes educativas do meio (naturais, culturais e sociais); formas de trabalho; lutas sociais e contradições. Com base na realidade do assentamento são trabalhadas as disciplinas de Projeto Estudo e Pesquisa; Práticas Sociais e Comunitárias e Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas. A interdisciplinaridade proporciona aos jovens do campo uma relação harmoniosa entre as pessoas e o meio ambiente, contribuindo para a preservação cultural e ambiental da comunidade. Essa relação pode ser observada durante as rodas de conversa com uma turma do terceiro ano, onde foi ressaltado o campo experimental da escola. Conclui-se que essa relação interdisciplinar entre meio ambiente, escola e realidade promovida pelo PPP permitem uma formação que impacta na visão socioambiental dos jovens e nas suas escolhas profissionais e fortalecem o sentimento de pertença ao assentamento.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Gomes Alves, D., Gabriele Freitas Gomes, A., Sávio Moreira Veras, E., Lopes Vasconcelos, M., Karollyne Cavalcante de Oliveira, V., & Lucia de Sousa Moreira, M. (2022). A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA DO CAMPO DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO ARAÚJO BARROS, LAGOA DO MINEIRO. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1245. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86002
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.