ACESSIBILIDADE E COMUNICAÇÃO: UMA PESQUISA-AÇÃO DESENVOLVIDA PELO PET DE COMUNICAÇÃO DA UFC
Resumo
O Programa de Educação Tutorial dos cursos de Comunicação da UFC, o PETCom, vem desenvolvendo, desde o início de 2022, uma pesquisa-ação sobre “acessibilidade e comunicação” voltada aos estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, auxiliando os dois cursos ao promover tal debate e contemplando o tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão. A ação está dividida em três etapas (de ensino, extensão e pesquisa, respectivamente): 1) grupo de estudo para a leitura de bibliografia especializada no tema (etapa já concluída); 2) elaboração de um aplicativo para celular destinado a pessoas cegas, que vai disponibilizar uma descrição dos espaços físicos dos campi da UFC, bem como oferecerá informações resumidas (históricas e atuais) sobre tais ambientes (etapa em andamento); 3) e pesquisa por meio da qual o PETCom vai analisar criticamente o desenvolvimento do aplicativo e a usabilidade de tal plataforma virtual (etapa a ser realizada). A ideia é que, a partir dessa experiência, seja criado o Núcleo de Acessibilidade e Comunicação (NACOM), para ampliar as possibilidades de atuação (inclusive com independência em relação ao PETCom posteriormente). A metodologia utilizada é a da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007), escolhida por buscar transformar a realidade estudada, e não somente compreendê-la. Vale pontuar que os procedimentos de pesquisa para o desenvolvimento do aplicativo se dão em coletivo, com vários bolsistas do PETCom colaborando com estudos individuais ou em dupla e, em seguida, reunindo-se em um quadro geral durante as reuniões. A ideia central da pesquisa-ação é de promover e pôr em pauta a interface entre acessibilidade e comunicação e, com isso, favorecer a inclusão de PcD dentro e fora do ambiente universitário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.