ANÁLISE DE RISCO DE CRÉDITO COM O USO DE MODELOS DE REGRESSÃO LOGÍSTICA, REDES NEURAIS E ALGORITMOS GENÉTICOS.
Resumo
A análise de risco de crédito é uma das formas de se modelar, avaliar perfis e consequentemente reduzir o risco de inadimplência, mantendo o equilíbrio financeiro da credora. Dentre as principais instituições que realizam a análise e distribuição de crédito, destacam-se bancos e seguradoras, mas se estendem desde governos a supermercados. Essencialmente, a análise é efetuada através de um estudo do histórico financeiro de um consumidor ou empresa, assim elaborando uma nota de risco (risk scoring/credit scoring) e classificando o solicitante em bom ou mau pagador. A mensuração do risco auxilia na tomada de decisão de liberação ou não de crédito ao requisitante, sendo assim, o procedimento é de fundamental importância para definir a melhor estratégia para a instituição credora em relação à quantidade de crédito disponível e valor da taxa de juros repassada ao solicitante. Neste trabalho temos por objetivo apresentar e comparar modelos de crédito, utilizando modelos estocásticos e métodos computacionais específicos, tais como: Redes Neurais (Neural Networks); Regressão Logística (Logistic Regression), sendo este um modelo estatístico que permite a predição/estimação da probabilidade do solicitante de fato pagar ou não o empréstimo; Algoritmos Genéticos (Genetic Algorithms), que essencialmente são algoritmos de otimização e busca, que constituem uma classe particular de algoritmos evolutivos, que consideram mecanismos de evolução natural e recombinação genética(crossover). Para ilustrar as técnicas, consideramos uma base de dados financeiros e comparamos os resultados obtidos pelas três metodologias em questão, tentando enfatizar vantagens e limitações de cada uma delas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.