FEEDBACK 360: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO PET BIOLOGIA UFC
Resumo
A comissão de Gestão de Pessoas (GP) do Programa de Educação Tutorial de Biologia da Universidade Federal do Ceará (PET Biologia UFC) é responsável por cuidar dos membros da equipe e garantir o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma de suas atribuições é organizar e realizar semestralmente uma avaliação de desempenho dos integrantes, chamada de Avaliação ou Feedback 360. Esta atividade é importante para que os membros possam avaliar o desempenho dos outros membros, dar e receber críticas e saber do seu próprio rendimento. Dessa forma, o presente trabalho possui o objetivo de relatar a importância de avaliações de desempenho para o desenvolvimento dos participantes. O Feedback 360 vem sendo feito no PET Biologia desde 2019 e é um conjunto de perguntas que buscam avaliar o desempenho dos membros acerca dos seguintes atributos: honestidade; compromisso e responsabilidade; respeito; empatia; coletividade; motivação; convivência; além de abrir espaço para que estes possam destinar elogios, críticas e sugestões. Ademais é possível visualizar no cotidiano as melhorias nas ações dos membros, podemos acompanhar as melhorias destas virtudes ao passar das avaliações e autoavaliações. Por exemplo, no primeiro feedback realizado em 2019 foi apontado que um membro não sabia ouvir opiniões divergentes e precisava saber engajar melhor os demais membros, sem tomar as atividades apenas para si. Com o progresso deste, observou-se que na última avaliação de 2021, ele recebeu diversos elogios, dentre estes era citado que o membro sempre busca demonstrar seu ponto de vista, contribuir para o crescimento do programa e das atividades e busca ajudar bastante o grupo como um todo. Assim, percebe-se que a avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para avaliar o trabalho, envolvimento e habilidades dos integrantes de um projeto ou instituição, abrindo a possibilidade de crescimento tanto no âmbito profissional quanto pessoal e, consequentemente, do grupo como um todo.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.