PROJETO ACOLHER: DIALOGANDO SOBRE SAÚDE MENTAL COM PRÉ-VESTIBULANDOS

Autores

  • Mirela Studart Mendes Cavalcante
  • Eveliny Costa de Oliveira
  • Júlia Fidelis Fernandes de Almeida
  • Liana Rosa Elias

Resumo

O período de preparação para o vestibular, marcado pela pressão pela aprovação e por sentimentos de ansiedade, estresse e baixa autoestima, tem um efeito deletério à saúde mental de muitos vestibulandos. Dessa forma, o Projeto de Educação Tutorial do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará observou a necessidade de intervenção nesse contexto. Assim, o Projeto "Acolher" foi elaborado com o intuito de criar um espaço de acolhimento no qual vestibulandos de diferentes instituições de ensino, idades e segmentos sociais pudessem ter acesso a momentos de diálogo, relatando suas vivências e preocupações. O projeto teve início efetivo em julho de 2022, com ação realizada no curso de pré-vestibular XII de Maio, na Faculdade de Medicina da UFC, no formato de roda de conversa. Entretanto, a ação está sendo organizada no formato de um ciclo de quatro encontros, nos quais ocorrerão momentos de vinculação, psicoeducação, mapeamento de afetos que orbitam essa fase da vida e compartilhamento de estratégias de combate a hábitos prejudiciais à saúde mental. Os extensionistas estão finalizando parceria com uma escola de ensino médio da rede pública estadual e intenciona-se que os encontros tenham início em setembro. A metodologia a ser utilizadase assemelha à da ação realizada no curso XII de Maio, na qual foram discutidos temas como ansiedade, estresse, autoimagem e pressão social, sendo utilizados "memes" para auxiliar na identificação de emoções e sentimentos negativos, além da exposição de técnicas de cuidado e dicas de estudo. A partir desta ação, observou-se que as estratégias usadas facilitaram tanto a vinculação entre extensionistas e alunos quanto a posterior discussão sobre temas caros à saúde mental destes no período de preparação para o vestibular. Conclui-se que o espaço criado pelo projeto, além de proporcionar ricas trocas de experiências e debates instrutivos e de acolhimento dos estudantes neste período estressor, é um potente promotor de saúde mental.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial