PROJETO OCHE: HISTÓRIA PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA

Autores

  • Carlos Eduardo Lima Nunes
  • Cibele da Silva Pereira
  • Matheus Gerard de Sousa Mesquita
  • Beatriz Amy Vasconcelos de Araújo
  • Gabriel Pacheco de Castro
  • Mario Martins Viana Junior

Resumo

O PET - História/UFC teve como proposta sugerida através do projeto “Diálogos”, iniciar uma monitoria nas escolas públicas com demandas de participação, na Olimpíada de Ciências Humanas do estado do Ceará (OCHE). Metodologicamente, o grupo escolheu se reunir com os professores da rede pública e que também são mestrando do PROFHISTORIA/UFC. Assim identificando um conjunto de demandas, apontando principalmente para o grande déficit de escolas públicas nesta olimpíada e denotando também a expressiva maioria das escolas particulares na final deste evento, tendo isso em vista, os bolsistas do PET - História se propuseram a atuar nas escolas públicas como monitores em função da OCHE. Após a escolha e recorte de atuação do grupo, o mesmo buscou promover um debate histórico para além do livro didático e da sala de aula, e os estimular a pensar a história criticamente, incentivando a pesquisa e um contato mais aguçado com as fontes para eles apresentadas por meio de discussões das questões entre o professor, monitores e entre si mesmos. Os bolsistas do programa atuaram como monitores dos professores do ensino fundamental e médio de Fortaleza, participando diretamente de momentos que não seriam somente da aula habitual dos alunos. A OCHE é de suma importância para a valorização dos professores de ciências humanas em gerais e para a maior visibilidade para área, nesse sentido o PET busca atuar em seus limites, buscando sempre instigar o Ensino, a Pesquisa e a extensão.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Eduardo Lima Nunes, C., Pereira, C. da S., Gerard de Sousa Mesquita, M., Amy Vasconcelos de Araújo, B., Pacheco de Castro, G., & Martins Viana Junior, M. (2022). PROJETO OCHE: HISTÓRIA PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1415. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86174

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial