PROJETO OCHE: HISTÓRIA PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA
Resumo
O PET - História/UFC teve como proposta sugerida através do projeto “Diálogos”, iniciar uma monitoria nas escolas públicas com demandas de participação, na Olimpíada de Ciências Humanas do estado do Ceará (OCHE). Metodologicamente, o grupo escolheu se reunir com os professores da rede pública e que também são mestrando do PROFHISTORIA/UFC. Assim identificando um conjunto de demandas, apontando principalmente para o grande déficit de escolas públicas nesta olimpíada e denotando também a expressiva maioria das escolas particulares na final deste evento, tendo isso em vista, os bolsistas do PET - História se propuseram a atuar nas escolas públicas como monitores em função da OCHE. Após a escolha e recorte de atuação do grupo, o mesmo buscou promover um debate histórico para além do livro didático e da sala de aula, e os estimular a pensar a história criticamente, incentivando a pesquisa e um contato mais aguçado com as fontes para eles apresentadas por meio de discussões das questões entre o professor, monitores e entre si mesmos. Os bolsistas do programa atuaram como monitores dos professores do ensino fundamental e médio de Fortaleza, participando diretamente de momentos que não seriam somente da aula habitual dos alunos. A OCHE é de suma importância para a valorização dos professores de ciências humanas em gerais e para a maior visibilidade para área, nesse sentido o PET busca atuar em seus limites, buscando sempre instigar o Ensino, a Pesquisa e a extensão.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Eduardo Lima Nunes, C., Pereira, C. da S., Gerard de Sousa Mesquita, M., Amy Vasconcelos de Araújo, B., Pacheco de Castro, G., & Martins Viana Junior, M. (2022). PROJETO OCHE: HISTÓRIA PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1415. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86174
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.