A PERCEPÇÃO DO INTERNO DE MEDICINA SOBRE A NECESSIDADE DE PROJETO DE “MENTORING” DURANTE A GRADUAÇÃO
Resumo
INTRODUÇÃO: Na graduação, muitas vezes, há desafios tanto profissionais quanto pessoais, bem como dúvidas sobre a adaptação necessária em cada semestre e sobre temas importantes para o mercado de trabalho, os quais não são tão abordados na grade curricular. No curso de Medicina da UFC, o acadêmico está inserindo em um meio que incita constantes adaptações, podendo ser dividido em três ciclos: O ciclo básico, o início da vida acadêmica; o ciclo clínico, iniciando o estudo de doenças, havendo maior proximidade com o paciente, e o internato, no qual o acadêmico já é um participante ativo do processo de cuidado. Diante desse contexto de adaptação e indagações, o “Mentoring” surge como uma possível ferramenta para amenizar os obstáculos ao longo da graduação, criando um ambiente acolhedor, no qual há uma troca de experiências entre todos os envolvidos. OBJETIVOS: Analisar a opinião de internos da Faculdade de Medicina da UFC acerca da importância da implementação de um projeto de “Mentoring” na graduação. METODOLOGIA: Dados sobre possíveis aspectos positivos de um projeto de mentoria foram coletados a partir de questionários aplicados aos alunos do 9º ao 12º semestre de 2022.2. RESULTADOS: 52 questionários foram respondidos e usados para análise da pesquisa. Sobre a implementação da mentoria, 50 alunos relataram que é importante e 2 alunos consideraram irrelevante. Acerca da carência de temas discutidos durante a graduação, o que houve maior destaque pelos alunos consistem nas informações de mercado de trabalho, com 40 alunos afirmando a falta de tal abordagem na faculdade. Ademais, 96,2% afirmaram que há uma escassez de um ambiente seguro e de não julgamento para expressão de dúvidas e angústias acerca da graduação. CONCLUSÃO: Conclui-se que, a maioria dos internos de Medicina sentem necessidade de um projeto de mentoria, onde haveria um espaço seguro de trocas de informação, experiências, amenizando assim os estresses que ocorreriam ao longo da graduação.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Azevedo Albuquerque, V., Dias Pereira, H., Augusto dos Santos Silva, L., & Macedo Gaspar, D. (2022). A PERCEPÇÃO DO INTERNO DE MEDICINA SOBRE A NECESSIDADE DE PROJETO DE “MENTORING” DURANTE A GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1471. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86231
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.