A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES COM A ROTINA DE SONO NO ENSINO PRESENCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICO.
Resumo
Um boa noite de sono é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Contudo, muitos estudantes estão prejudicando o seu tempo de sono, que é utilizado pelo cérebro para fixar e organizar novas informações. Além disso, a volta das aulas presenciais se configura como um fator extremamente importante na mudança das rotinas de sono dos estudantes que, durante os semestres de 2020.01 a 2021.02, estiveram assistindo as aulas de maneira remota, devido ao quadro pandêmico da COVID-19. Dessa forma, o estudo em questão tem como objetivo investigar a relação dos estudantes dos cursos de Direito, História, Letras, Pedagogia e Psicologia da UFC com o sono e a sua influência no processo de aprendizagem. A fundamentação teórica foi feita mediante pesquisas em bibliografias relacionadas a neuropsicologia do sono e da aprendizagem. Foi utilizada a metodologia de amostragem de dados, de caráter hipotético-dedutiva. A coleta de dados foi realizada mediante questionários online com os estudantes matriculados nos cursos supracitados da UFC. Com a análise dos dados coletados até o presente momento (16/09/2022), é possível constatar que apenas 5,2% dos estudantes da amostra não se sentem cansados mesmo após dormir. Também é possível verificar que houve uma diminuição na quantidade de horas dormidas por dia, em comparação a amostra de 2021. Em 2021, 43,6% dos estudantes dormiam, em média, sete horas por dia, já nos dados recolhidos nesse ano apenas 22,4% dos estudantes dormem essa quantidade de horas por dia. Além disso, 82,8% dos estudantes da atual amostra acreditam que a volta do ensino presencial afetou suas rotinas de sono, e 72,4% alegaram estar acordando mais cedo. Dessa forma, torna-se extremamente necessário que a Universidade esteja atenta a necessidade elementar do estudante de dormir para que seja garantido, além da saúde do estudante, a sua permanência no curso e uma adequada aprendizagem.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.