ANÁLISE DOS DESAFIOS COMUNICACIONAIS ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA DISCIPLINA VIRTUAL DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS, MEDIANTE A PERSPECTIVA DO TUTOR.

Autores

  • Virginia da Conceicao Rodrigues De Castro
  • Sarah Tais Marreiro Colares
  • Márcia Duarte Medeiros
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

A Disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é ministrada na modalidade virtual e assíncrona para todos os estudantes da graduação presencial da Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual. Portanto, a estrutura desta, dá-se por meio de fóruns discursivos que são utilizados como os promulgadores de uma interação entre professores e alunos. Em virtude disso, identificou-se que os mecanismos de comunicação existentes entre um corpo docente virtual e seus discentes, em alguns casos, apresentam grandes desafios quanto à eficácia comunicativa. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo, analisar os desafios comunicacionais existentes entre docente e discente na turma 10 da Disciplina virtual Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, durante o semestre letivo - 2022.1. Outrossim, essa investigação possui como objeto de estudo os e-mails, os fóruns e as mensagens trocadas entre o corpo docente da Disciplina e os 43 discentes da referida turma. Ademais, foram analisadas textual e semanticamente as intenções dos emissores das mensagens - corpo docente - e a maneira como os receptores dessas mensagens - corpo discente - as compreendiam. Desse modo, pode-se averiguar uma ausência de atenção por parte de alguns alunos ao interpretarem as mensagens enviadas pelo corpo docente da Disciplina. Isto é, pode-se afirmar que os alunos, muitas vezes, realizam apenas uma leitura dinâmica e pouco atenta às informações transmitidas por meio da Disciplina, acabando por não compreenderem efetivamente a intenção do emissor daquela informação. Sendo assim, acredita-se, mediante a análise e contagem de todos alunos da turma analisada, que menos de 10% da turma possui essa má interpretação de informações. Logo, entende-se que a falha comunicativa está presente apenas nessa parcela minoritária de discentes. Agradecemos o apoio concedido pela Pró-Reitoria de Graduação para a obtenção dos resultados.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação