DESIGN COMO FACILITADOR NA DISSEMINAÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS DO PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP)
Resumo
O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) é um programa de formação para docentes no ensino superior da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem como compromisso auxiliar na preparação de professores, técnicos e estudantes, oferecendo apoio por meio de ações educativas nos formatos online (síncrono e/ou assíncrono) e presencial. Objetiva-se demonstrar a importância da prática de Design na propagação dos eventos educativos e culturais promovidos pelo PAAP. Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa, valendo-se de produtos gráficos para disseminação de conteúdos e manejo de inscrições das atividades propostas. Para a manutenção do trabalho, foram elaborados conteúdos para diversas redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e Youtube. Isso foi possibilitado pela utilização de softwares como Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Canva, associados a conhecimentos de Design. Como resultado, obteve-se a criação de peças gráficas relacionadas aos eventos propostos e às características do PAAP, colaborando para uma troca de informações satisfatória entre o Programa e o público. Além disso, a comunicação visual também permitiu aumentar o alcance de espectadores, manter sua assiduidade dentro dos eventos, e manter uma boa visualização dos registros realizados, dentro de uma identidade coesa e atrativa. Assim, pode-se concluir que o Design atua como importante suporte na propagação de informações, sendo fundamental para aumentar o alcance do projeto através de redes sociais, conectando os profissionais e mentores à comunidade acadêmica coerente com suas propostas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Victor Bamberg Oppelt, D., Sousa Nobre, F., Laura Arruda Cruz, A., Stefani Dourado de Freitas, N., & Jose Costa dos Santos, M. (2022). DESIGN COMO FACILITADOR NA DISSEMINAÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS DO PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP). Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1525. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86287
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.