IMPORTÂNCIA DO PROJETO “LIBRAS EM DESTAQUE: CONHECENDO O UNIVERSO SURDO” PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA SURDA.
Abstract
O sujeito surdo pode ser entendido como alguém que aprende a realidade com os olhos e que possui sua própria cultura e língua. No caso do povo surdo brasileiro, a Língua Brasileira de Sinais - Libras, reconhecida pela Lei 10.436/2002, é a sua primeira língua, sendo esta um dos seus meios identitários (SKLIAR, 1997). Por cultura da comunidade surda, pode-se descrevê-la como sendo a maneira da pessoa surda entender o mundo e de adaptá-lo com a finalidade de torná-lo acessível e habitável, de modo que as percepções visuais colaborem para a definição das identidades surdas, abrangendo portanto a língua de sinais, os ideais, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo (STROBEL, 2008). A partir desse entendimento, percebe-se que as pessoas com surdez são diferentes culturalmente das ouvintes, sendo necessário a disseminação da sua cultura com a finalidade de tornar a sociedade a mais acessível e inclusiva possível. Com isso, o projeto "Libras em destaque: conhecendo o universo surdo" proposto pela coordenação do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Ceará visa criar e manter canais informativos nas redes sociais sobre Libras, comunidade e cultura surda, com a colaboração de bolsistas voluntários e remunerados. Observa-se por fim que as atividades propostas pelo projeto aproximam de forma mais interativa e dinâmica o público usuário das redes sociais à realidade da cultura surda, apresentando conteúdo acessível para pessoas surdas e ouvintes.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.