INSTAGRAM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE INFORMAÇÕES ENTRE ESTUDANTES E A COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC

Autores

  • Ádria TomÉ Almeida Lima
  • Juliana Maria da Silva Marquet
  • Eduardo Vinicius Mota e Silva

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de bolsistas no Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência - PAIP, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), vinculadas ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estas experiências serão relatadas, a partir dos resultados obtidos a partir da aplicação de uma pesquisa por mmeio do Google Forms, com estudantes que participaram voluntariamente, com o intuito de entender as demandas que a conta da Coordenação na rede social Instagram poderia atender para aprimorar a comunicação e o acesso às informações por parte dos estudantes do curso. Foi possível perceber que as dúvidas mais frequentes se concentraram em informações sobre a situação de transporte, projetos de extensão, eventos da área do curso, creditação de atividades complementares, editais para bolsas, entre outros. Percebemos, a partir das respostas dos estudantes, que o Instagram, por ser uma ferramenta de fácil e rápido acesso, auxilia na resolução destas dúvidas de forma bastante ágil, diminuindo até mesmo demandas que chegariam individualmente ao email da Coordenação do curso. A utilização desta ferramenta e sua administração pelas alunas bolsistas por meio da publicação de posts informativos, facilita a comunicação entre a Coordenação e seus alunos, ingressantes e veteranos, podendo contribuir com a diminuição do índice de evasão dos alunos ao lhes fornecer informações atualizadas sobre o curso.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

TomÉ Almeida Lima, Ádria, Maria da Silva Marquet, J., & Vinicius Mota e Silva, E. (2022). INSTAGRAM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE INFORMAÇÕES ENTRE ESTUDANTES E A COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1553. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86315

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação