LÍNGUA E CULTURA ITALIANA: PRÁTICAS DIDÁTICAS DESDE O INÍCIO
Resumo
O presente projeto visa acolher e incentivar a permanência dos discentes do curso de graduação em Letras Português e Italiano por meio de atividades que promovem a prática didática desde o início da graduação. A ação possui um papel relevante contra a evasão, pois opera na construção de conhecimento e no envolvimento do discente em práticas docentes, através de cursos de extensão e de grupos de estudos de língua e cultura italiana, antes de cursarem as disciplinas de Estágio. Os alunos voluntários são responsáveis pela elaboração do material didático específico para cada curso ofertado, atendendo as necessidades próprias do público. O projeto conta com o apoio do professor-orientador, da bolsista e dos alunos do curso, formando uma verdadeira rede de cooperação, chamando a atenção para a importância social do tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. Em suma, desde o início da graduação, os discentes têm a oportunidade de atuar como docentes, aprimorando, assim, a sua formação, tendo a garantia de se formarem preparados para se inserirem no mercado de trabalho. Por outro lado, os frutos desse projeto beneficiam a sociedade por meio de cursos extensionistas de língua e cultura italiana. Os teóricos que embasam este projeto são da área da didática de línguas estrangeiras, especificamente italiano, como Paolo Balboni, Paola Begotti, Giovanni Freddi, Pierangela Diadori, entre outros.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.