MENTORIA EM MODELAGEM E GESTÃO DE NEGÓCIOS COOPERATIVOS
Resumo
TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO ATUALMENTE SE TORNA CADA VEZ MAIS DESAFIADOR, POR ISSO, É IMPORTANTE QUE O TERCEIRO SETOR BUSQUE APRIMORAMENTO DE SERVIÇOS E INOVAÇÃO DE EMPRESAS. A PARTIR DO USO DA MENTORIA EM MODELAGEM E GESTÃO DE NEGÓCIOS COOPERATIVOS BUSCA-SE APRIMORAR AS ATIVIDADES PRODUTIVAS DO TERCEIRO SETOR PERANTE À SOCIEDADE CAPITALISTA DA ATUALIDADE. O OBJETIVO DO TRABALHO É DESENVOLVER PESQUISA E MENTORIA EM MODELAGEM DE NEGÓCIOS SOB O ENFOQUE DA ABORDAGEM BMG E ADEQUADA ÀS ESPECIFICIDADES DO CONTEXTO COOPERATIVO EM UM MUNICÍPIO CEARENSE, BUSCANDO FOMENTAR A GESTÃO INOVADORA E GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA, E DISSEMINAR A CULTURA EMPREENDEDORA ATRAVÉS DO COOPERATIVISMO. ATRAVÉS DO PROCESSO DE MENTORIA COM OS GRUPOS TRABALHADORES DE BASE SOCIAL, UTILIZANDO A ABORDAGEM BUSINESS MODEL GENERATION (BMG), O PROJETO PERMITE, POR EXEMPLO, AO PÚBLICO-ALVO: IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA DE VALOR DOS NEGÓCIOS COOPERATIVOS E RELAÇÃO AO MERCADO DE CONSUMIDORES, A ANÁLISE DO SEGMENTO DE CLIENTES FOCO DAS COOPERATIVAS, ASSINALAR OS RECURSOS PRINCIPAIS, RECONHECIMENTO DAS PARCERIAS PRINCIPAIS E MAPEAMENTO DAS ESTRUTURAS DE CUSTOS. OS RESULTADOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO PROJETO, PARAFRASEANDO SERVA (1992), É QUE TRABALHAR COM A LÓGICA PLURALISTA PODE SER FRUTUOSO, SEJA NO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE CONCORRÊNCIA DESSES NEGÓCIOS NO SISTEMA CAPITALISTA MODERNO E BUSCAR SUPERÁ-LAS, POIS, SEGUNDO GUERREIRO RAMOS (2009), TODA EMPRESA IMPLICA UMA BASE SOCIAL E IDEOLÓGICA; SEJA SABER TAMBÉM, A PARTIR DE CADA CONTEXTO COOPERATIVO, QUE A MENTORIA É FUNDAMENTAL NA SUPERAÇÃO DESSES EMPECILHOS, POIS DÁ OPORTUNIDADE AO PÚBLICO-ALVO DE SE INCLUIR NO PROCESSO PRODUTIVO.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.