O PROJETO ESCRIBA E AS PRÀTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Flavia Cristina da Silva Santos
  • Maria das Dores Nogueira Mendes

Abstract

O Projeto “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos para Graduandos em Letras: ESCRIBA” sob a orientação da professora Dra. Maria das Dores Nogueira Mendes (DLV/PPGL/UFC), tem, desde a sua criação em 2015, como um dos seus principais objetivos potencializar a aprendizagem dos estudantes com relação aos gêneros discursivos que são solicitados nos semestres iniciais do Curso de Letras, a fim de contribuir para a diminuição da evasão acadêmica. Em 2022.1, as atividades do Escriba ficaram mais restritas à assistência à disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, especialmente no acompanhamento da produção escrita do projeto de pesquisa, cuja configuração embasa-se na proposta metodológica apresentada por Matos e Mendes (2020) e em princípios da Aprendizagem Cooperativa (JOHNSON; JOHNSON e SMITH, 1998). Assim, o processo observativo descrito aqui compreende tanto as aulas sobre a confecção dos projetos, quanto a contribuição dada por meio da devolutiva comentada de todos os itens que compõem tal gênero acadêmico. Ademais, ao final da disciplina, além de acompanhar as apresentações dos projetos desenvolvidos, os monitores atuaram como organizadores das apresentações dos alunos, como parecerista de dois dos projetos produzidos e da confecção e envio dos certificados de outros pareceristas. Como efeito, essa vivência contribuiu de maneiras variadas para a formação dos monitores, ampliando habilidades relativas à reversibilidade de papéis sociais (aluno, monitor, corretor, parecerista) e ao letramento acadêmico, sobretudo no que tange à produção e à elaboração de gêneros acadêmicos escritos e orais e à imersão aprofundada nas práticas de ensino relativas ao ensino da leitura e produção de textos acadêmicos.

Downloads

Published

2022-01-01

How to Cite

Cristina da Silva Santos, F., & Nogueira Mendes, M. das D. (2022). O PROJETO ESCRIBA E AS PRÀTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1567. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86329

Issue

Section

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação