A GASTRONOMIA DO SUL DO BRASIL: INFLUÊNCIAS, SIMILARIDADES E DIFERENÇAS.
Resumo
O Brasil, por ser um país com dimensões continentais, com um histórico colonial e de imigrações, possui uma diversidade enorme de influências culturais e gastronômicas, variando bastante entre regiões. O presente estudo tem como objetivo analisar a gastronomia da região sul do país, formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, destacando as culturas que influenciaram seu desenvolvimento, as semelhanças entre as cozinhas de cada estado e também suas diferenças. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica de artigos, livros e portais de notícias que tratam sobre a gastronomia de cada um dos estados que compõem a região. A pesquisa revelou uma grande influência indígena e européia na formação da cozinha dos estados sulistas, sobretudo a de imigrantes alemães, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses e japoneses. Percebe-se um grande consumo de embutidos, como salames, linguiças e salsichas pela influência dos países do leste europeu, bem como massas italianas e polonesas, vinhos e o costume alemão do Café Colonial. Deve-se também ser destacada a notoriedade do churrasco e do chimarrão para a cultura sulista como influencia dos povos originários. Outra semelhança entre todos os estados da região é a forte presença do pinhão na gastronomia dos estados do sul do país. Diferenças e especificidades entre os estados também foram descobertas, como o destaque dos frutos do mar na alimentação de Santa Catarina, a produção forte e premiada de queijos no Paraná e a influência japonesa no Rio Grande do Sul. Dessa forma, pode-se concluir que a região sul do Brasil possui suas particularidades que a diferenciam do resto do país, expandindo ainda mais a diversidade gastronômica da nação. Apesar das suas semelhanças, decorrentes do processo similar de colonização e formação dos estados, cada um deles ainda assim possui suas peculiaridades, contribuindo para sua identidade única no campo da gastronomia nacional.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.