A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO RURAL
Resumo
O projeto “Conhecer para desenvolver: entendendo o perfil dos produtores de leite e contribuindo com soluções práticas” está sendo desenvolvido por professores e alunos de graduação do Departamento de Zootecnia, com o objetivo de aplicar o conhecimento para o desenvolvimento rural. Um dos objetivos é o aprimoramento e capacitação dos próprios membros da equipe nos assuntos relacionados à produção leiteira. Assim, como forma de atender este requisito participei neste ano do Seminário Nordestino de Pecuária -PECNORDESTE que é um evento do agronegócio, do qual farei um relato desta experiência. A palestra ministrada pelo Zootecnista Dr. Hélio Henrique Araújo Costa abordou sobre a “Alimentação de vacas leiteiras: Muito além de uma boa formulação”, que foi imprescindível para ampliar nosso conhecimento. Dentre os pontos principais destaca-se a abordagem o uso de dietas aniônicas para vacas leiteiras. Este é um tema bastante discutido no meio acadêmico visto que os cuidados no período de transição destes animais são extremamente importantes para assegurar saúde e produtividade no rebanho. Além disto, foi abordado que o uso desta dieta entre 30 e 21 dias antes do parto tem sido essencial para reduzir os diversos distúrbios metabólicos que ocorrem neste período. Em adição, foi abordada sobre a importância da capacitação dos funcionários, estimulando estes a aplicar as orientações técnicas para assegurar o sucesso de todo o sistema produtivo. Percebe-se que cada vez mais os produtores rurais tem utilizado estas estratégias alcançando melhores índices zootécnicos. Percebe-se que a participação dos alunos de graduação em projetos de extensão alia a capacitação profissional com a maior acessibilidade dos produtores aos resultados de pesquisas para o desenvolvimento regional.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.