A INSEGURANÇA DE ATLETAS DURANTE E APÓS LESÕES OCASIONADAS PELO ESPORTE
Resumo
Os atletas que sofrem lesões durante a prática de esportes tendem a se isolar das suas atividades, afetando, significativamente, na capacidade e na desenvoltura do mesmo na execução de tarefas cotidianas, tendo em vista que, essas condições podem influenciar tanto no processo de reabilitação quanto na volta ao esporte em que pratica. Portanto, é de suma importância buscar compreender e reconhecer as implicações físicas e psicológicas que são ocasionadas no decorrer e após as lesões desportivas, já que acontecem modificações de comportamento de atleta para atleta. Nesse sentido, realizou-se então o presente estudo, onde foi elaborada uma pesquisa para a obtenção de dados, que foi dada através de um questionário, sendo ele direcionado à praticantes de esportes nas modalidades de handebol, futsal, basquete e atletismo. Foram avaliadas um total de 10 atletas, sendo todas do sexo feminino e de diversificados esportes, onde a intenção do questionamento principal tem como objetivo compreender o grau de insegurança das atletas para com o esporte que sofreu a lesão, e o quanto isso interfere no cotidiano das esportistas ao longo do sofrimento dessas lesões e posteriormente. Finalmente, deve-se observar entre as respostas das atletas a importância do acompanhamento psicológico e fisioterapêutico, tendo em vista o auxilio ao retorno esportivo e às atividades cotidianas das atletas com maior confiança e motivação.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.