A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Graziela da Silva Tavares Santiago
  • Cândida Carolina Lima Oliveira
  • Júlia Fernandes Vieira da Silva
  • Maria Ariane Cipriano de Oliveira
  • Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Santos

Resumo

INTRODUÇÃO: O uso da simulação realística na prática pedagógica da Enfermagem possibilita um primeiro contato dos acadêmicos em um ambiente próximo ao real, de modo a instigar seus conhecimentos técnicos, empatia e resiliência perante a um manequim de alta fidedignidade que possui seus sinais vitais comandados via cabine, onde o orientador estabelece determinados sinais e sintomas, assim como comandos vocais. OBJETIVOS: Relatar as experiências e os aprendizados obtidos pelas acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da utilização do Laboratório de Habilidades para simulação realística, evidenciando a sua importância na formação dos discentes. METODOLOGIA: Tratou-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante a visita ao Hospital Universitário Walter Cantídio na disciplina de Semiologia, no período de julho de 2022. No momento da simulação, casos clínicos eram entregues aos discentes pelos docentes com o objetivo de avaliar a capacidade desses em manejar clinicamente pacientes com comprometimentos cardiovasculares e pulmonares. RESULTADOS: A experiência mostrou-se positiva, visto que a prática da simulação realística apresentou grande significância comportamental e cognitiva para a formação das acadêmicas em enfermagem, tanto na aquisição de competências e conhecimentos sobre situações realizadas no cotidiano dos profissionais de enfermagem, como na obtenção de pensamento clínico-assistencial para o cuidado em unidades hospitalares. CONCLUSÃO: A simulação realística realizada no Laboratório de Habilidades, enquanto ferramenta pedagógica, é de extrema importância no ensino-aprendizagem dos discentes em função de possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos em Semiologia para identificar anormalidades nos sistemas analisados, assim como, avaliar o comportamento perante situações hospitalares referente a autonomia do enfermeiro em sua tomada de decisão.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Tavares Santiago, G. da S., Carolina Lima Oliveira, C., Fernandes Vieira da Silva, J., Ariane Cipriano de Oliveira, M., & Emmanuell Fernandes Apolonio dos Santos, V. (2022). A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1663. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86426

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis