ATIVIDADES RECREATIVAS PARA ESTIMULAR A COGNIÇÃO DE PESSOAS IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A melhoria no acesso aos serviços de saúde pela população, aliada a queda da taxa de fecundidade, contribui para o crescimento da comunidade idosa no Brasil. Dessa forma, tem-se aumentado a busca por novos serviços que forneçam cuidados para este público, tais como as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Portanto, atividades de lazer tornam-se indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida desta parcela da população, favorecendo o envelhecimento saudável. Objetivo: Relatar a experiência de atividades recreativas para idosas residentes em uma ILPI. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre ação realizada em julho de 2022 com idosas residentes em uma instituição filantrópica localizada na cidade de Fortaleza-CE. As atividades foram realizadas por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará durante o período prático da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso. Resultados: Em um primeiro momento, foi oferecido um café da manhã especial para as idosas, com o intuito de promover um ambiente descontraído e acolhedor. Em seguida, os alunos se dividiram em grupos para a realização de atividades lúdicas como pintura, auriculoterapia, dança e cuidados de beleza. Estes programas foram escolhidos por auxiliarem no desenvolvimento e na manutenção da capacidade cognitiva e sensorial, contribuindo para o alívio do estresse e promoção da prática de autocuidado. Durante a ação, as idosas mostraram-se bastante participativas e comunicativas. Houve expressiva adesão das atividades, sendo a pintura a mais procurada. Conclusão: Evidencia-se a importância da implementação de atividades lúdicas que proporcionem um momento de lazer para as idosas institucionalizadas e que favoreçam a socialização destas, sendo um fator fundamental para a promoção do envelhecimento saudável.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.