AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO A PARTIR DE APRESENTAÇÕES DE ARTIGOS EM UMA LIGA ACADÊMICA DE ANÁLISES CLÍNICAS

Autores

  • Maria Ariane Silva Carvalho
  • Leones Fernandes Evangelista
  • Paloma Fernanda Borges de Brito
  • Samuel Lucas de Almeida
  • Thais Kessia Rodrigues Narciso
  • Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Resumo

INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC-UFC) é um projeto de extensão universitária que aborda o tripé acadêmico em suas atividades: ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, a atividade Pesquisa em Foco, é uma ação de pesquisa que visa a atualização de conhecimento e aprendizado por meio de um ciclo de apresentação de artigos entre os membros. OBJETIVOS: Analisar o conhecimento desenvolvido entre os membros da LAAC-UFC após as apresentações do 4° Ciclo de Pesquisa em Foco. METODOLOGIA: Foram escolhidos artigos relacionados à área de análises clínicas em português, inglês ou espanhol. Os membros foram divididos em dupla, com apresentações de 15 minutos por equipe em três datas, após o sorteio dos temas .Após o final de cada apresentação os participantes responderam a um formulário para avaliação do desempenho da dupla e, ao final do ciclo, foi respondido um formulário para avaliar a atividade como um todo. Esses formulários foram elaborados pela plataforma Google Forms e os dados analisados pelo Google Planilhas. O nível de aprendizagem foi avaliado em uma escala do tipo likert de 5 pontos (notas 1 a 5), sendo 5 “concordo plenamente” e 1 “discordo plenamente”. RESULTADOS: Durante o ciclo, foram apresentados 8 artigos. O formulário das apresentações teve 99 respostas, com média de 12,4 respostas por artigo. 88,94% dos membros desconheciam os artigos abordados, sendo que dois eram completamente desconhecidos; o nível de conhecimento prévio mais assinalado foi intermediário, com 36 do total, e o conhecimento pós-apresentação mais frequente foi 5, com 54 do total. Em relação ao formulário de avaliação do ciclo, teve-se 16 respostas e a média de aprendizagem de forma geral correspondeu a 4,39. CONCLUSÃO: Os resultados apresentaram-se de forma bastante positiva, indicando que o Pesquisa em Foco é uma metodologia capaz de promover conhecimento entre os estudantes acadêmicos sobre novas pesquisas e artigos científicos.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis