AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO PARA ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O planejamento reprodutivo é uma importante ferramenta para a autonomia dos adolescentes, embora contida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação sexual para os jovens é frequentemente diluída em matérias, como a biologia, tornando-os vulneráveis à gravidez na adolescência e agravando impactos sociais severos como a perpetuação do ciclo da pobreza. OBJETIVO: Relatar a experiência da formulação de uma ação de educação em saúde a respeito do planejamento reprodutivo na adolescência para a primeira fase do processo seletivo do Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF). METODOLOGIA: Dentre diversos núcleos temáticos dispostos para escolha, selecionou-se o Planejamento Reprodutivo Para Adolescentes por ser de suma importância para o desenvolvimento social dos jovens. O Tratado de Ginecologia da Febrasgo foi utilizado como referência para as informações contidas na apresentação. RESULTADOS: O projeto elaborado teve como bases principais a área de atuação do PROSAF, o público alvo, os impactos sociais positivos e a viabilidade da ação. A atividade seria composta de dois momentos: inicialmente seria ministrada uma aula expositiva que, por meio de slides e demonstrações, apresentaria os métodos contraceptivos e suas formas de uso. Após isso, a turma seria dividida em dois grupos para a realização de uma gincana com perguntas de verdadeiro ou falso a respeito das informações previamente discutidas, com o fito de fomentar um ambiente de descontração em que os jovens poderiam aprender se divertindo e tirar possíveis dúvidas de maneira mais confortável. CONCLUSÃO: O projeto proposto, de fácil realização e reprodutibilidade, poderia fomentar a autonomia dos jovens para a escolha dos métodos contraceptivos que melhor se ajustassem em suas vidas com base em informações seguras. Dessa forma, esperam-se impactos sociais positivos vistos a médio prazo na comunidade da área de atuação do PROSAF.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.