BANCO DE LEITE HUMANO COMO CAMPO DE ESTÁGIO EM DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O Banco de Leite Humano (BLH) é um serviço especializado com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, reduzindo assim, a morbimortalidade infantil e beneficiando a mãe, família e sociedade. Objetivo: Relatar a experiência prática vivenciada em um Banco de Leite Humano. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de um estágio da disciplina do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, desenvolvido em um Banco de Leite de uma maternidade de referência no Estado do Ceará. O estágio ocorreu no mês de julho de 2022, onde os acadêmicos realizaram uma visita técnica no setor e posteriormente realizaram o manejo prático do aleitamento materno com as mulheres que estavam aguardando o atendimento no BLH. Resultados: O estágio favoreceu experiências que permitiram a integração da teoria e da prática, possibilitando o aluno relacionar o conhecimento adquirido com a prática no BLH. Oportunizou a observação da coleta, do processamento, armazenamento e da distribuição do leite humano para as Unidades Neonatais, como também, o aluno conseguiu realizar a prática de massagem, ordenha mamária, incentivo à doação e orientações em aleitamento materno. Conclusão: O estágio proporcionou a práxis no aleitamento materno e os processos de trabalho de um Banco de Leite Humano. Assim, constata-se que o estágio no BLH foi uma experiência importante para o processo de ensino-aprendizagem do aluno.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.