CRIAÇÃO DE UM “CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE COSMÉTICOS” COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO DA COSMETOLOGIA: UM PROJETO PILOTO.
Resumo
Produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes podem ser definidos como “preparações feitas com substâncias naturais ou sintéticas, para serem utilizados externamente nas diferentes partes do corpo humano”. O Brasil encontra-se no rol de países que mais consomem cosméticos no mundo, no entanto ainda há um grande número de consumidores que não compreendem termos, rótulos, modos de uso e composição dos cosméticos, bem como não conhecem seus riscos. Com isso, mídias sociais, como Instagram®, apresentam-se como um ótimo recurso de divulgação e interação com o público em geral, visto que são de fácil acesso e grande aceitabilidade. O estabelecimento de um canal de comunicação direto com a população faz-se necessário no intuito de conhecer suas principais dúvidas acerca dos cosméticos. O presente trabalho tem por objetivo relatar a criação e execução de um “Centro de Informação sobre Cosméticos” no Instagram® da Liga Acadêmica de Cosmetologia (LACOS/UFC) como um projeto piloto. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo do tipo relato de experiência. O projeto foi idealizado pela Diretoria de Ensino da LACOS, realizando-se uma consulta prévia com os seguidores, via stories, acerca de qual meio de comunicação seria mais viável para a sua realização. Para a execução, decidiu-se, em reunião interna, que todas às terças-feiras, às 18h, seria utilizado o recurso “caixa de perguntas” do Instagram® com a seguinte mensagem “Deixe aqui sua dúvida sobre cosméticos” via story. As possíveis dúvidas relatadas pelo público eram respondidas na semana seguinte pelos integrantes da liga com embasamento em literatura científica. As perguntas recebidas envolveram temas como princípios ativos cosméticos, modo correto de uso e de armazenamento e alguns mitos populares. Portanto, conclui-se que a criação e execução de um Centro de Informações sobre Cosméticos como projeto piloto mostrou-se uma rica experiência acadêmica, beneficiando a população atingida com informações seguras.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.