CRIAÇÃO DE UM DIÁRIO DE EXERCÍCIO PARA AUTOGESTÃO DE GRUPO DE IDOSOS EM CENTRO DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE UM BAIRRO DE FORTALEZA
Resumo
Introdução: É conhecido que, com o envelhecimento, existe um declínio funcional em atividades do cotidiano de idosos, que afeta a produtividade e o bem-estar. Têm-se visto que não só a idade é um fator decisivo relacionado à saúde, mas que, a associação desta com os hábitos diários adotados é determinante para se adquirir uma boa qualidade de vida. Desse modo, o exercício físico surge como uma ferramenta imprescindível no processo de obtenção de um estilo de vida saudável, uma vez que é capaz de modular parâmetros físicos e mentais. Assim, o autogerenciamento das atividades físicas é uma estratégia que melhora os resultados devido ao aumento do tempo de prática de exercício. Objetivo: Este trabalho tem o objetivo de verificar e aumentar a aderência à prática de exercícios físicos semanal, proporcionando a autogestão de idosos em bairro de Fortaleza em situação de vulnerabilidade social. Desenvolvimento: Foi realizada uma avaliação inicial dos idosos e viu-se a necessidade da criação de um diário de exercícios físicos semanal para garantir a adesão em ambiente externo às práticas realizadas por eles no grupo, conduzido por alunos do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Ceará. Antes da implementação do diário, foi feita educação em saúde para esclarecer a importância da autogestão e da prática de exercícios na melhora da qualidade de vida. Em seguida, realizou-se uma explicação de como funcionava o preenchimento do diário e, de acordo com o feedback obtido, algumas alterações foram feitas a fim de facilitar a sua utilização. Conclusão: Concluímos que o uso do diário de exercícios aumentou a adesão dos idosos, participantes do grupo, nas suas práticas de exercícios, melhorando, também, o seu autogerenciamento.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.