CRIAÇÃO DE UM PODCAST SOBRE SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Lays de Sousa Reboucas
  • Iara Mendes de Medeiros
  • Tascia Liriel Bezerra Alves
  • Paloma da Silva Camelo
  • Germana Paz Lima
  • Monica Oliveira Batista Oria

Resumo

INTRODUÇÃO: A Síndrome do Ovário Policístico(SOP) é uma disfunção endócrina muito recorrente e de causa desconhecida. Por isso, ainda existem dúvidas sobre o diagnóstico e o tratamento desta, de modo que a educação em saúde sobre o assunto é necessária. Nesse sentido, a mídia tipo podcast é uma possibilidade de tornar o acesso a informações sobre esse assunto mais fácil e prático, pois pode ser ouvida em qualquer lugar, inclusive enquanto faz outras atividades. OBJETIVOS: Descrever as etapas de criação de um podcast educativo sobre Síndrome do Ovário Policístico. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre um podcast educativo relacionado à SOP, por meio da plataforma de streaming Spotify, realizado por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). A busca de conteúdos relacionados ao tema foi feita por meio de artigos científicos, enquanto a gravação e edição foi feita por meio do aplicativo Anchor, o qual também foi usado para o upload do podcast na plataforma de divulgação. Foi utilizada uma linguagem mais clara, com objetivo de atingir o público geral, em especial as mulheres. RESULTADOS: O episódio sobre SOP foi lançado na plataforma em março de 2022 e possui 2 minutos de duração. O instrumento aborda os seguintes tópicos relacionados à SOP: definição, sintomas, diagnóstico, tratamento e mudanças no estilo de vida que são necessárias. Com uma quantidade de 15 visualizações, recebeu comentários positivos online e está disponível para todos que acessarem a plataforma Spotify. CONCLUSÃO: O instrumento descrito favorece o acesso à informação para a população e, por isso, merece mais incentivo na comunidade acadêmica, a fim de ampliar o conhecimento e levar até à população por meio das tecnologias.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis