CRIAÇÃO DE UM PODCAST SOBRE SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
INTRODUÇÃO: A Síndrome do Ovário Policístico(SOP) é uma disfunção endócrina muito recorrente e de causa desconhecida. Por isso, ainda existem dúvidas sobre o diagnóstico e o tratamento desta, de modo que a educação em saúde sobre o assunto é necessária. Nesse sentido, a mídia tipo podcast é uma possibilidade de tornar o acesso a informações sobre esse assunto mais fácil e prático, pois pode ser ouvida em qualquer lugar, inclusive enquanto faz outras atividades. OBJETIVOS: Descrever as etapas de criação de um podcast educativo sobre Síndrome do Ovário Policístico. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre um podcast educativo relacionado à SOP, por meio da plataforma de streaming Spotify, realizado por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). A busca de conteúdos relacionados ao tema foi feita por meio de artigos científicos, enquanto a gravação e edição foi feita por meio do aplicativo Anchor, o qual também foi usado para o upload do podcast na plataforma de divulgação. Foi utilizada uma linguagem mais clara, com objetivo de atingir o público geral, em especial as mulheres. RESULTADOS: O episódio sobre SOP foi lançado na plataforma em março de 2022 e possui 2 minutos de duração. O instrumento aborda os seguintes tópicos relacionados à SOP: definição, sintomas, diagnóstico, tratamento e mudanças no estilo de vida que são necessárias. Com uma quantidade de 15 visualizações, recebeu comentários positivos online e está disponível para todos que acessarem a plataforma Spotify. CONCLUSÃO: O instrumento descrito favorece o acesso à informação para a população e, por isso, merece mais incentivo na comunidade acadêmica, a fim de ampliar o conhecimento e levar até à população por meio das tecnologias.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.