DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA E LITERATURA: UMA VIVÊNCIA NAS LETRAS
Resumo
Este trabalho apresenta um pequeno recorte das venturas e desventuras de um estudante de Psicologia, da abordagem da Psicologia Analítica, interessado em Literatura, que já próximo do fim da sua graduação decidiu fazer uma cadeira no curso de Letras, Literatura Brasileira I. Este breve relato de experiência estudantil tem por objetivo primeiro compartilhar essas experiências, as impressões que causaram e reflexões proporcionadas; num segundo momento, discutir, com base no relato, sobre a importância de não se limitar à bibliografia acadêmica do curso de origem e, dessa forma, construir diálogos e novas vivências com a comunidade acadêmica de diferentes cursos. A partir do relato, é possível concluir que se aventurar em outro curso é uma experiência extremamente recompensadora, que proporciona uma renovação de interesses e olhares. Para além do relato, percebe-se que aliar a Psicologia com a Literatura pode ser um processo desafiador e frutífero, tendo em vista que muitos autores da Psicologia Analítica colocam a Literatura em diálogo com suas teorias, o que foi possível experimentar, durante a cadeira, com as leituras proporcionadas pela professora. Algo que também ocorreu durante a experiência foi o questionamento do motivo pelo qual a Literatura, com suas inúmeras possibilidades de diálogos com as diversas abordagens da psicologia, não é melhor aproveitada ao longo da grade curricular deste.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.