EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO PARA CRIANÇAS DE ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A infância é um dos períodos da vida onde se passa a maior parte do tempo ao ar livre, desta forma, como os efeitos lesivos da radiação ultravioleta na pele são cumulativos ano após ano, mesmo que se tenha o máximo cuidado com a proteção solar na vida adulta, o dano causado pela radiação solar recebida na infância não pode ser desfeito no adulto. Logo, faz-se necessária uma educação sobre fotoproteção já na infância, e, para alcançar tal público, inclui-se a utilização de meios que despertem e mantenham o interesse das crianças. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em transmitir a importância da fotoproteção para as crianças da educação infantil, no período da campanha Dezembro Laranja de 2021. A metodologia foi a criação, pela Liga Acadêmica de Cosmetologia/UFC (LACOS/UFC), de um vídeo curto, o qual foi disponibilizado para vários educadores do ensino infantil, em seus ambientes de aulas remotas, com o fim de incentivar o uso de protetor solar. Após a utilização do audiovisual criado, os educadores puderam dar seu feedback através de formulário eletrônico. O resultado obtido, através do retorno dos educadores, mostrou que o vídeo foi uma estratégia muito proveitosa e com ótima aceitação pelas crianças. O próprio desenvolvimento do vídeo foi muito enriquecedor para os membros da LACOS envolvidos, pois possibilitou desenvolver habilidades de comunicação, cuidando da elaboração de roteiro com a linguagem adaptada para o público infantil, evitando uso de termos técnicos e envolvendo um grupo familiar de fantoches. Com essa ação, viu-se a necessidade levar esse conhecimento para as crianças, por ser assunto pouco abordado, mas bem recebido pelos pais e professores. E por fim, possibilitou, para os discentes participantes da LACOS, o uso de uma técnica audiovisual de comunicação, a qual é um recurso de grande importância para a educação em saúde e que pode contribuir para diminuir a incidência de danos sérios à pele nos futuros adultos da comunidade.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.